NÚCLEO DE CIDADANIA DE ADOLESCENTES PARTICIPA DA CAMPANHA AGOSTO LILÁS PROMOVIDA PELO CREAS DE IBIASSUCÊ

Na última sexta-feira, dia 25 de agosto de 2023, aconteceu na Praça Prefeito Adauto Prates, mais conhecida como Balneário Covas de Mandioca, um encontro, promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que reuniu adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) para uma roda de conversa enriquecedora sobre o tema “Empoderamento de Meninas e Promoção da Igualdade de Gêneros”, como parte da Campanha Agosto Lilás, que visa combater a violência contra a mulher e também como meta do PPCA – Plano de Participação Cidadã dos Adolescentes.

O mobilizador do NUCA, Fabrício Teixeira, iniciou o evento ressaltando a relevância desses encontros para a juventude. Ele enfatizou que os adolescentes do NUCA possuem capacidade de debater e tomar decisões sobre os assuntos políticos e sociais. Ao abordar o assunto central do encontro, Fabrício dirigiu sua fala às mulheres presentes, destacando que a campanha Agosto Lilás é fundamental para a luta contra a violência de gênero.

A psicóloga Cristiane Nascimento trouxe ao encontro um debate instigante sobre o fortalecimento da mulher na sociedade. Ela se propôs a desmistificar os costumes machistas enraizados na cultura, ressaltando que as mulheres têm o direito de tomar suas próprias decisões e que tais escolhas merecem respeito. Com a abordagem, os adolescentes participaram com falas importantes sobre suas vivências e o papel da mulher na sociedade atual.

A advogada Cláudia Gonçalves apresentou as leis que protegem e defendem os direitos da mulher, a exemplo da Lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006  (Lei Maria Da Penha). Ela explicou como essas leis podem ser aplicadas, inclusive não apenas para proteção contra a violência à mulher, mas também dentro do ambiente familiar, em situações variadas e sob diferentes contextos de violência. Sua contribuição serviu para empoderar as participantes, mostrando que a lei está do lado da justiça e igualdade.

O encerramento do encontro foi marcado por um momento de descontração, com karaokê, atividades recreativas como petecas e, é claro, um delicioso lanche. Esses momentos além de tratar assuntos sérios e relevantes, também proporcionam um espaço para a construção de laços entre os participantes.