CAPACITAÇÃO SOBRE CONSELHO TUTELAR E ÓRGÃOS DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS É REALIZADA EM IBIASSUCÊ

Ocorreu entre os dias 26 e 27 de março de 2024, na Escola Municipal Professora Helena Santos, a Capacitação sobre Conselho Tutelar (CT) e Órgãos do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (SGD). O encontro contou com a participação de representantes da Rede Intersetorial dos serviços públicos: conselheiros tutelares eleitos titulares e suplentes, trabalhadores das áreas de educação, saúde e assistência social, e conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O palestrante convidado foi Odenilson Mendes da Silva, que está conselheiro tutelar por Caculé por três mandatos consecutivos, sendo consultor e assessor sobre CT e SGD em vários municípios e representante de organizações e associações estaduais e nacionais da categoria de conselheiros e ex-conselheiros tutelares. Odenilson compartilhou toda sua experiência e expertise sobre as atribuições do colegiado do Conselho Tutelar e diversos casos de violações de direitos contra este público. Foram discutidos ainda: Proteção Integral e Prioridade Absoluta, Direitos Fundamentais, Tipificação de Violências, Escuta Especializada e Depoimento Especial e dentre outros temas.

O momento foi muito importante no aprimoramento e alinhamento da rede para construção futura de fluxos de atendimento e um olhar mais assertivo e humanizado no fazer dos profissionais que atendem crianças e adolescentes, sobretudo àquelas que vivenciam violações de direitos e situações de violência.

Esta capacitação se soma ao ciclo de capacitações para o novo colegiado do Conselho Tutelar eleito para o quadriênio 2024-2028. Em dezembro de 2023 foi realizada a capacitação sobre o Sistema de Informações para Infância e Adolescência (SIPIA-CT) e a transição de colegiado. Os novos conselheiros tutelares também contarão com a supervisão técnica e consultoria de Odenilson durante 30 dias.