Assembleia Histórica: Eleição dos Conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural de Ibiassucê-BA

Com representantes dos segmentos culturais e autoridades municipais, a Assembleia Geral de Eleição é um marco histórico no aprimoramento do Sistema Municipal de Cultura de Ibiassucê.

No dia 23 de agosto de 2023, um evento marcante aconteceu em Ibiassucê, Bahia. No Auditório da Escola Municipal Anísio Teixeira, representantes dos diversos segmentos artísticos e culturais da cidade se reuniram para participar da eleição dos conselheiros representantes da Sociedade Civil para a primeira composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

O CMPC, órgão colegiado consultivo e normativo, é parte fundamental da estrutura básica da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Ibiassucê. Sua composição paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil reflete o compromisso da cidade com o fortalecimento e enriquecimento da cultura local.

A assembleia contou com a presença de autoridades do município, incluindo o Tesoureiro Werley Novais, o Secretário de Infraestrutura Érico Viana e o Secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer Sandro Wagner. Ao todo, 50 inscrições foram recebidas via formulário eletrônico, das quais 36 foram habilitadas pela Comissão Eleitoral.

Sob a coordenação da Comissão Eleitoral formada por José Luis Evanir Campos Brahna, Coordenador de Cultura e Relações Étnico-Raciais,  Lindomar Souza, Eliane Gomes Teixeira e Jailma Sousa do Nascimento (representando a Sociedade Civil). A assembleia teve como pauta central a eleição dos conselheiros representantes da Sociedade Civil, que serão parte integrante do CMPC.

O Consultor em Políticas Culturais, Jhonatan Abreu de Araújo, conduziu a abertura da Assembleia, enfatizando a relevância histórica da primeira eleição e primeira composição do CMPC. Durante o evento, foram abordadas questões como a habilitação dos candidatos, modalidade de votação e a apresentação das listas de eleitores e candidatos habilitados.

O evento reforçou a importância da participação e engajamento da comunidade cultural, destacando a relevância de cada voz na construção das políticas culturais do município. Após a realização da votação aberta por segmento, os conselheiros eleitos foram apresentados à comunidade e parabenizados por assumirem um papel fundamental na gestão das políticas culturais de Ibiassucê.

I – Linguagens e Expressões Artísticas:

Titular: Elizete Maria Almeida Carvalho Santos

Suplente: Angra Santana Pascoal – Filarmônica São Sebastião

Titular: Jormes Luís Alves da Silva – Grupo Black Angels

Suplente: Jaime Rocha Brito

II – Patrimônio Cultural, Museus, Pesquisa/Formação/Qualificação Cultural e Economia da Cultura:

Titular: João Afonso Rodrigues Rocha – Casa de Cultura de Ibiassucê

Suplente: Marinalva Oliveira Pessoa Freitas – Grupo de Mulheres de Capoeirão

III – Culturas Populares, Tradicionais e Identitárias:

Titular: Angela Luisa Brito de Sousa – Grupo Raízes

Suplente: Junia Marise Silva – Ilê Asè Yemanjá Omi Titu

A assembleia não apenas definiu os representantes da Sociedade Civil no CMPC, mas também lançou as bases para a próxima fase do processo. Ficou estabelecida a data de 29 de agosto de 2023 para a primeira reunião do Conselho, onde serão escolhidos a Diretoria (Presidente, vice-presidente e secretário geral) e iniciados os debates sobre o Regimento Interno e as próximas etapas da Lei Paulo Gustavo.

Ao final da assembleia, as autoridades presentes, incluindo o Secretário Sandro Wagner, o Coordenador José Brahma e o Encarregado Lindomar Souza, também compartilharam suas perspectivas e enfatizaram a relevância desse marco cultural para o município. Também foram discutidos planos para a realização da Conferência de Cultura nos próximos meses.

A primeira eleição do CMPC em Ibiassucê reforça a importância da participação ativa da comunidade na construção e fortalecimento das políticas culturais locais. Com representantes engajados, o Conselho está pronto para desempenhar um papel fundamental na promoção da cultura, nas discussões e decisões que moldarão as políticas culturais de Ibiassucê nos próximos anos.