Jornada pedagógica 2024 é um sucesso entre o público

A cidade de Ibiassucê brilhou nos dias 29 a 31 de janeiro ao recepcionar todos os seus professores na Jornada Pedagógica 2024 que aconteceu no auditório municipal. Um evento marcante que reuniu educadores comprometidos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e membros da comunidade em um esforço conjunto para aprimorar a qualidade da educação municipal.

O Secretário de Educação, Prof. Sandro Wagner, agradeceu o Prefeito Municipal Nando Cardoso pelo apoio as ações ligadas à educação e destacou o comprometimento da Secretaria Municipal de Educação com o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino, abordando iniciativas que impulsionarão o desenvolvimento educacional no município. Ele enfatizou a importância da colaboração e da busca constante por práticas inovadoras que valorizem o aprendizado dos estudantes. “Que possamos construir um ano letivo exitoso, repleto de práticas pedagógicas que estimulem o conhecimento e promovam o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. A educação é uma jornada coletiva, e cada um de vocês desempenha um papel importante nesse processo. Que nossos esforços conjuntos elevem o patamar da educação em Ibiassucê”, ressaltou o secretário.

O tema “Explorando Novas Perspectivas Pedagógicas: desafios e estratégias para a aprendizagem significativa” orientou as discussões e atividades ao longo dos três dias. Palestras inspiradoras, mesas redondas e oficinas práticas proporcionaram um ambiente propício para a troca de experiências e reflexões profundas sobre o futuro da educação em Ibiassucê.

Para iniciar os trabalhos a Prof.ª Drª Arlete Ramos ministrou a palestra de abertura com o tema do evento. Porém, um dos momentos que despertou atenção dos professores, foi a mesa de discussão sobre a implantação da política de tempo integral no município, ministrada pelo Professor Janilton Almeida e Katiane Rosa Brito. Este projeto, que funcionará como piloto na Escola Quilombola Egídio de Brito Gondim a partir deste ano de 2024, promete transformar a experiência educacional, oferecendo aos alunos uma jornada mais rica em atividades e oportunidades. Um dos destaques do evento foi a mesa de discussão conduzida pela Prof.ª Katiane Rosa Brito, que apresentou uma análise detalhada dos resultados do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Essa conversa aberta e franca proporcionou insights valiosos para aprimorar ainda mais as práticas pedagógicas no município.

O momento terapêutico “Aprendendo a Viver em Harmonia”, conduzido pelas psicoterapeutas holísticas Eliene Lima e Maíra Fiuza, proporcionou aos participantes uma pausa revigorante, destacando a importância do equilíbrio emocional no contexto educacional. Além disso, as oficinas lideradas pelos gestores escolares e coordenadores das escolas da rede desempenharam um papel crucial na Jornada Pedagógica. Esses espaços práticos permitiram uma imersão de questões ligadas as realidades das escolas, desde práticas pedagógicas inovadoras até estratégias para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula e na gestão escolar.

Dessa forma, a Jornada Pedagógica 2024 encerrou-se com um clima de união e determinação, sinalizando um ano letivo repleto de oportunidades, de crescimento e aprendizado. A organização expressa agradecimentos a todos os participantes, palestrantes e colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento. Que a energia positiva gerada durante esses dias continue a inspirar a comunidade educacional de Ibiassucê ao longo de todo o ano de 2024