Secretaria de Assistência Social apresenta Relatório de Gestão do exercício de 2017

Foi apreciado e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social de Ibiassucê apresentou ao Conselho Municipal de Assistência Social em abril deste ano, o RAG – Relatório Anual de Gestão, que foi aprovado pela Resolução CMAS nº 04/2018.  No documento foi relatado o resumo do trabalho realizado no município, apurado a partir dos sistemas de informação, no que diz respeito aos serviços socioassistenciais prestados, além de informações sobre programas, projetos e benfícios.Trata também de informações sobre os recursos financeiros e orçamento que subsidiaram a assistência social em Ibiassucê. O relatório de gestão é um instrumento fundamental para a construção de uma política planejada, efetiva e de impacto sobre as situações de vulnerabilidade e riscos sociais identificados.

A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS (2015), está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, presente em todo o Brasil. Visa, pois, o apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Em Ibiassucê, a Lei do SUAS

Segundo o RAG, a  SMAS/IBCE (Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibiassucê) procurou desenvolver ações concretas e mais consistentes para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, objetivando a emancipação e a melhoria da qualidade de vida. É posto como fundamental, no relatório a implantação da Vigilância Socioassistencial para continuar agindo na prevenção das situações de risco ou violações de direito em âmbito local. O documento aponta ainda que a “produção e a análise de dados disponibilizados por fontes institucionais, foi constante em 2017, justamente para que as ações desenvolvidas ao longo desse ano ocorressem em consonância com o Pacto de Aprimoramento do MDS”. Para o ano de 2017 a gestão tomou por base o Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS, o Demonstrativo Físico-Financeiro (dos cofinanciamentos estadual e federal do ano anterior) e o Plano de Ação 2017 (dos cofinanciamentos estadual e federal) para o cumprimento de metas, uma vez que o município não tinha Plano Municipal de Assistência Social.

No relatório, a órgão gestor elege como princípios para atender aos requisitos da Gestão Básica: a divulgação dos serviços programas, projetos e benefícios socioassistenciais, dos recursos oferecidos e dos critérios de concessão; a cooperação, articulação e integração entre os órgãos da rede socioassistencial governamental e não-governamental, bem como os órgãos da rede de políticas públicas intersetoriais no desenvolvimento das ações; a universalização dos direitos sociais e o respeito à dignidade humana e ao direito a benefícios e serviços de qualidade.

No ano de 2017 a gestão da SMAS realizou as seguintes ações:

  • Elaboração da Lei do Sistema Único de Assistência Social- SUAS e da Lei de Benefícios Eventuais- BE;
  • Regularização das pendências legais do controle social, de forma parcial;
  • Protocolo da Lei de Benefícios Eventuais na Superintendência de Assistência Social- SAS no Estado da Bahia;
  • Elaboração do Primeiro Plano de Assistência Social do Município de Ibiassucê para o próximo quadriênio (2018-2021);
  • Adesão e execução ao Programa Criança Feliz, conhecido na Bahia como Programa Primeira Infância no SUAS;
  • Regularização da situação da frota (03 carros);
  • Ampliação do quadro de funcionários;
  • Mudança de estrutura física – foi alugado um novo local para comportar o Cadastro Único e Bolsa Família, e a Gestão da SMAS;
  • Adesão ao Selo UNICEF;
  • Adesão BPC na Escola;
  • Realização de Prestação de Contas junto ao FEAS e ao FNAS referente ao Ano de 2016;
  • Construção do Demonstrativo e Plano de Ação para reprogramação dos recursos para o ano de 2017;
  • Elaboração do Projeto para pleitear a construção do CRAS junto ao MDS;
  • Apoio a realização da 5° Conferência Municipal de Assistência Social;
  • Participação da Secretária nas reuniões da CIB, do COEGEMAS e nos assessoramentos técnicos;
  • Compra de equipamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos para melhorar a infra-estrutura da Secretaria;
  • Readequação do horário de atendimento da Secretaria de Assistência Social- SMAS;

 CAPACITAÇÕES 

  • Capacitação do Selo UNICEF – 05 pessoas – Vitória da Conquista;
  • Capacitação CADÚNICO – 02 técnicos – Caetité;
  • Capacitação Benefício de Prestação do Continuada – BPC – 05 técnicos – Caetité;
  • Capacitação Conselho Tutelar – 13 pessoas – Caculé;
  • Capacitação SIBEC – 02 técnicos – Salvador;
  • Capacitação do BPC na Escola – 8 pessoas – Guanambi;
  • Capacitação do Assessoramento Técnico pela SAS – 01 gestora e 01 técnico de nível médio – Salvador.

BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC EM IBIASSUCÊ 

Financiado, coordenado e monitorado pelo Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS e operacionalizado pelo INSS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiassucê por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, visa garantir um salário mínimo de benefício mensal às pessoas idosas e com deficiência, incapacitadas para o trabalho e para a vida independente, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem tê-la provida por sua família.

 QUADRO DE REPASSE ANUAL PARA BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA 

DESCRIÇÃO VALOR
Pessoa com deficiência R$ 1.306.177,33
Pessoa idosa R$ 503.168,33
RMV R$ 89.015,00
Valor Total R$ 1.898.360,66
Fonte: SAGI, MDS, 2018.

O relatorio é concluído afirmando que apesar dos recursos destinados ao FMAS terem sido somente cerca de 60% do valor orçado e que desse montante quase 80% foram gastos com recursos humanos, ainda foi possível atender a maioria das demandas apresentadas. Além disso, o valor aplicado à Assistência Social no município é menor que 4,5% do orçamento municipal, fato que foi discutido em conferência no ano de 2017 propondo o reajuste para o mínimo de 5%. Existe uma dificuldade muito grande em relação aos recursos financeiros, já que são escassos, e não há recebimento do cofinanciamento de todos os blocos de serviços a nível federal e estadual. Não há também repasse de recursos dessas esferas para concessão de benefícios eventuais. E apenas o estado cofinancia o SCFV, que existe no município de forma frágil, com impossibilidade, por ora, de contratação de orientador social – técnico essencial para o funcionamento do serviço. Não há PSE ou equipe de PSE, também não há Vigilância Socioassistencial, que seria muito importante para a análise dos dados e planejamento focal dos serviços.


O relatório anual de gestão do ano 2017 está disponível no link a seguir: RAG 2017 – ASSISTÊNCIA SOCIAL


Reuniões CIB e Coegemas/ Assessoramento Técnico
Reuniões CIB e Coegemas/ Assessoramento Técnico
Reuniões do CMAS
Participação no VIII Encontro Baiano de Gestores da Assistência Social
Participação no VIII Encontro Baiano de Gestores da Assistência Social
Videoconferências da SJDHDS/BA
Reunião com comerciantes e Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre a venda álcool a menores e estratégias
V Conferência Municipal de Assistência Social
11ª Conferência Estadual de Assistência Social
Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF
Capacitação do BPC na Escola
11ª Conferência Estadual de Assistência Social
11ª Conferência Estadual de Assistência Social
Capacitação Supervisor do Programa Primeira Infância no SUAS
Capacitação Supervisor do Programa Primeira Infância no SUAS
Encontro sobre Drogas organizado pela Prefeitura e Secretarias
Encontro sobre Drogas organizado pela Prefeitura e Secretarias
Apoio ao Grupo de Teatro Local
Capacitação do SIBEC em Salvador-BA
Alinhamento do Programa Primeira Infância no SUAS com o PAIF
V Conferência Municipal de Assistência Social
V Conferência Municipal de Assistência Social
V Conferência Municipal de Assistência Social
Capacitação do BPC em Caetité
Apoio ao Grupo de Teatro Local
Abertura Projeto Tocando e Transformando
Capacitação do Conselho Tutelar em Caculé-BA
Capacitação do Conselho Tutelar em Caculé-BA
Apresentação da Lei de Benefícios Eventuais à Câmara de Vereadores

 


Arte da Capa e Texto: Jhow Abreu – ASCOM

Informações: Secretaria Municipal de Assistência Social – RAG 2017 – Maria Placivana Rocha Bispo

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