REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA TERRITORIAL SOBRE PREENCHIMENTO DO NOVO RAF

Ação ocorreu em Vitória da Conquista no último dia 13 de julho

O coordenador de gestão do SUAS e vigilância socioassistencial, Jhonatan Abreu de Araújo, esteve representando o município de Ibiassucê-BA na Orientação  Técnica  Territorial sobre  preenchimento da nova versão do Relatório de Acompanhamento Físico – RAF. Tal atividade foi realizada no dia 13 de julho de 2022 no Auditório  do  CEMAE  –  Centro  Municipal  de  Atenção  Especializada em Vitória da Conquista-BA. Na oportunidade estiveram presentes municípios dos territórios Médio Rio de Contas e Sudoeste Baiano, e ainda alguns municípios do Sertão Produtivo que solicitaram a participação na ação.

 

Uma das principais atualizações deste instrumento, diz respeito ao novo fluxo de  preenchimento  e validação  do RAF que agora deve ser preenchido pelas unidades socioassistenciais (CRAS, CREAS etc.), assinado pelas coordenações e repassados às áreas de Gestão do SUAS/Vigilância Socioassistencial que valida e assina, e por fim encaminha para o/a secretário/a do órgão gestor. Tudo isso é feito pelo SIACOF. Além disso, houve a inclusão de diversos indicadores relacionados à marcadores sociais das pessoas atendidas pela assistência social na Bahia. 

 

A ação foi promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e da Superintendência de Assistência Social por meio da Coordenação de Gestão do SUAS. Tal processo teve início em novembro de 2021 para implementação do Relatório de Acompanhamento Físico – RAF no  sistema  SIACOF.  Foram  realizadas  escutas  territoriais  e  atividades  de  apoio técnico como estratégias de avanços na qualificação do instrumento, tendo esse sido pactuado na Reunião da Comissão Intergestores Bipartite em fevereiro/2022.

 

O município de Ibiassucê é referência nas atividades de vigilância socioassistencial e gestão das informações com foco no registro e padronização dos instrumentos de coleta de dados, além das atividades de georreferenciamento de indicadores com construção de mapas temáticos. Isso permitiu ao longo dos anos qualificar o preenchimento de instrumentos como o RAF e RMA com a utilização de planilhas e formulários eletrônicos e mais recentemente aplicativos ‘no-code’ indexados em plataforma única com login. Por isso, vários municípios da região buscam contato com a rede socioassistencial Ibiassuceense para compartilhamento das experiências exitosas de gestão. Isso garante maior assertividade entre a compreensão e dimensionamento das demandas e da capacidade técnica em intervir nestas com correção de rumos e adequação ao padrão de qualidade previsto nas normativas.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.