Ações contínuas de formação do Pacto/PNAIC perpassam os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Novo Mais Educação

As formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa iniciaram com sucesso no mês de abril

As formações do Pacto/ PNAIC em Ibiassucê tiveram início, com sucesso, no mês de abril. Em 2018, as ações de Acompanhamento, Formação e Monitoramento da Alfabetização acontece em três segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e Novo Mais Educação. Está sendo muito gratificante recebermos formação pela primeira vez para os professores da Pré-Escola que tanto ansiavam por este momento.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A principal inovação no programa em refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras. É um auxílio para o município avançar cada vez mais e principalmente alcançar a meta 5 do PME: Alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade.

O PNAIC traz um direcionamento para a intencionalidade pedagógica das formações, planejamento do professor e intervenção pedagógica. Os Coordenadores de Ensino e Gestores Escolares também são inseridos no processo e auxiliam os professores no desenvolvimento das rotinas e sequências didáticas, seguindo a metodologia do Programa.

Neste ano 2018, o foco das formações do 1º ao 3º ano e Novo Mais Educação tem sido dado às dificuldades ainda apresentadas na “Prova Ana” em nosso município. Estamos realizando o aprofundamento dos conhecimentos teóricos, estudos dos cadernos do PNAIC, reflexões sobre a prática pedagógica e socialização de experiências sobre trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

Quanto à Pré-Escola, a ênfase no processo formativo evidencia as práticas pedagógicas lúdicas, os conceitos de criança e infância, os direitos da aprendizagem na Educação Infantil e a promoção do desenvolvimento integral e harmonioso de cada criança, nas diferentes componentes: física, intelectual, artística, moral e espiritual.

Texto: Isabela Andrade | Secretaria de Educação

Revisão: Jhow Abreu | SECOM