V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É REALIZADA EM IBIASSUCÊ

Foram discutidas propostas para o âmbito municipal, estadual e federal. Evento ocorreu no último dia 02 de agosto (quarta-feira)

Poder Público e Sociedade Civil estiveram reunidos para participar da V Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema – “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O objetivo foi debater e nortear ações em relação a Assistência Social em Ibiassucê (BA) e fazer deliberações propositivas para o Estado e a União. O encontro reuniu quase 100 pessoas no Clube Náutico de Ibiassucê, tendo início na manhã do dia 02 de agosto com o Credenciamento e encerrando-se após a Plenária Final às 17h.

O evento reuniu quase 100 pessoas

A Conferência contou com painéis temários importantes para o entendimento das discussões que seriam instauradas. Um deles, foi realizado pela secretária municipal de Assistência Social, Maria Placivana Rocha Bispo, que falou sobre o contexto atual do município e os principais serviços ofertados, além de apontar as dificuldade e algumas metas que precisariam ser atingidas. Em seguida a assistente social, representante da Previdência Social na região, apresentou pontos relevantes sobre o EIXO 1 da Conferência: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. Os 3 eixos restantes (2 – “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”, 3 – ” Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”, 4 – “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”) foram tratados por meio de vídeos do CNAS.

Houve também uma intervenção cultural com o professor de música do CRAS, Rafael Brito, que interpretou algumas músicas durante o intervalo de almoço do evento.

Os trabalhos de grupo dos três eixos levantaram pelo menos 24 propostas no total. Mas na Plenária Final, conforme as recomendações do CNAS, foram priorizadas 16 propostas – 10 municipais, 2 estaduais e 4 federais. (Clique Aqui para ver as propostas)

Foi feita também a eleição de delegados do poder público e da sociedade civil para a etapa estadual: Angelina Novais e José Pessoa foram indicados pela sociedade civil como titular e suplente respectivamente; e pelo poder público foram indicados Maria Placivana Rocha e Jhonatan Abreu, titular e suplente respectivamente.