Ibiassucê realiza sua 5ª Conferência Municipal de Cultura após quase 10 anos

O encontro fortalece o Sistema Municipal de Cultura com o chamamento à participação popular de agentes culturais, artistas e sociedade

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e por meio do Conselho Municipal de Política Cultural de Ibiassucê (CMPC), realizou nos dias 24 e 25 de outubro, a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Ibiassucê, no Auditório Municipal Anísio Teixeira, com o tema “Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade”.

A conferência foi convocada via Portaria Conjunta entre Prefeito e Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e o regulamento foi aprovado pelo CMPC em reunião plenária e saiu no Diário Oficial via resolução. A realização deste momento se soma aos esforços conjuntos entre sociedade e poder público para avançar nas políticas culturais. Este ano já houve, por exemplo a ativação do Conselho, criação do CNPJ do Fundo de Cultura, bem como inclusão da unidade no Orçamento de 2024, e adesão ao Sistema Nacional de Cultura que já foi iniciado.

Para o Presidente do CMPC: “O CMPC tem sido um instrumento fundamental para a proposição e construção de pontes entre o poder público e a sociedade civil. Foi criado em 2016, e recentemente, em agosto de 2023, realizou sua primeira eleição. Nossa conferência de hoje é um espaço para discutir esses desafios e buscar soluções, juntos. E para garantir que as políticas de cultura prosperem em nossa terra, precisamos garantir que todos tenham voz, que todos tenham oportunidades e que todos sejam ouvidos”.

O encontro reuniu cerca de 96 pessoas: 30 participantes da sociedade civil, 06 governamentais, 08 conselheiros e 52 observadores (32 da área da educação, 16 da Comunidade Quilombola e demais áreas). Dos participantes 41 pessoas se declararam pretas, 40 se declararam pardas e 15 se declararam brancas. Já em relação ao gênero e faixa etária 72% eram mulheres, 63,5% eram adultos e 24% eram jovens. Sobre outros indicadores de recorte social 06 pessoas LGBTQIAPN+ e 01 pessoa com deficiência.

A conferência foi dividida em dois momentos. No primeiro momento (24/10) aconteceu a mesa de abertura com falas de autoridades, explanação de linha do tempo das conferências e das políticas e ações culturais e a palestra magna, ministrada pelo palestrante, Fernando Dias, que abordou o tema da conferência. No segundo momento (25/10) foram formados grupos de trabalhos, nos quais os participantes puderam discutir e elaborar propostas de acordo com cada eixo temático:

Eixo 1: Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social;
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6: Direito às Linguagens, meios Artísticos e Digitais.

Ao final da conferência as propostas discutidas e elaboradas em cada eixo, foram submetidas ao clive dos delegados em plenária, que as aprovaram em seguida foram eleitos 05 delegados para representar o município no território e 01 delegada para a etapa estadual. A listagem das propostas e deliberações sairá em resolução do CMPC