Secretaria Municipal de Educação de Ibiassucê realiza primeira formação presencial do Programa Mais Alfabetização
/ASCOM
A secretaria Municipal de Educação de Ibiassucê, realizou no último sábado, (28), a primeira formação presencial do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) para Gestores, Coordenadores Escolares, Professores Alfabetizadores que atuam com as turmas de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental- Anos Iniciais e Assistentes de Alfabetização, seguindo com a programação para a eficaz execução do programa no município.
A formação aconteceu na Escola Municipal Mundo Encantado, organizada pela Professora e Coordenadora do Programa Mais Alfabetização Katiane Rosa Leite de Brito e com Representante Técnico do programa no município, Aloísio Mauro Pereira Vieira, que apresentaram o programa e analises dos resultados das avalições formativas (diagnosticas) realizadas pelos alunos.
Os programas de Alfabetização no município já são destaques pelos bons resultados alcançados na última Avaliação Externa, da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas e o PMALFA chega para fortalecer ainda mais o ciclo de Alfabetização no município.
O PMALFA, instituído por meio da Portaria MEC nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação – MEC, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Para isso, o Ministério da Educação garantirá apoio adicional – prioritariamente no turno regular – do assistente de alfabetização ao professor alfabetizador, por um período de cinco horas semanais para unidades escolares.
A parceria com o Governo Federal chega para contribuir no processo de aprendizagem. O apoio do assistente de alfabetização nas salas de aula do município será uma ferramenta para desenvolver atividades pedagógicas com objetivos específicos delineados em planejamentos do professor e executados em parceria com o assistente.