NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer acusações feitas em rede social sobre utilização indevida de veículo para finalidades particulares.

Segundo a publicação feita por internauta, na data de 30/12/2020, um veículo da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiassucê estaria realizando compras de vinhos e picanhas para comemorações de fim de ano em hipermercado da cidade de Guanambi-BA, valendo-se do artifício de encobrir a logomarca da gestão para esconder a utilização do veículo.

Imediatamente após tomar conhecimento dos fatos e buscando apurar a verdade, foi instaurado processo de sindicância, que apontou preliminarmente que o citado veículo realizou de fato na referida data o transporte de três pacientes e um acompanhante para procedimentos de ressonância magnética na policlínica de Guanambi-BA, uma vez que com a chegada do recesso de fim de ano o veículo oficial da Policlínica não está mais realizando o transporte de pacientes.

Saliente-se que por ser um procedimento de valor elevado, já pré-agendado, a Secretaria Municipal de Saúde, visando a prestação correta do serviço público e sobretudo a saúde dos munícipes, mesmo no período de recesso de fim de ano, vem sistematicamente articulando o encaminhamento de pacientes para tais exames e demais procedimentos.

Ocorre que pelo horário de agendamento dos exames de cada paciente, foi necessário que o veículo saísse de Ibiassucê antes do almoço, tendo o primeiro paciente, uma criança de 10 (dez) anos de idade, concluído o exame em torno das 15:00hs.

A referida criança, que não havia se alimentado durante todo o período, queixou-se de sentir fome, tendo a mãe do mesmo solicitado ao motorista que fosse efetuada a compra de algum alimento em um supermercado, uma vez que este é um local que facilitaria o distanciamento social, favorecendo medidas sanitárias de prevenção à transmissão de COVID-19, vindo o motorista a valer-se do mencionado hipermercado, por ser bem amplo e arejado.

Assim sendo, após a realização da compra de alimento para a referida criança, o motorista retornou à Policlínica para aguardar a conclusão dos exames dos demais pacientes.

Esclarece-se ainda que a logomarca do citado veículo, bem como de todo o restante da frota municipal e placas em órgãos públicos de todo o país foram encobertos em razão do atendimento à legislação eleitoral, que veda a utilização de logomarcas de gestão em período de campanha, não tendo sido restabelecidas em razão da aproximação do início de nova gestão 2021-2024, com respectiva nova logomarca de gestão, não havendo, portanto, qualquer ligação entre a logomarca estar encoberta com a intenção de se ocultar a utilização de veículo público para qualquer finalidade diversa.

Por fim ressaltamos o compromisso assumido com a população de prezar pela moralidade e respeito ao recurso público, repudiando-se, de pronto, qualquer comentário calunioso feito na referida postagem, esclarecendo-se ainda que as apurações são preliminares, cabendo, após a conclusão do processo de sindicância, o completo esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização caso seja constatada a prática de qualquer ilícito

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.