Conselho Tutelar recebe implantação oficial e novo treinamento do SIPIA/CT promovidos pelo Governo do Estado
Realizada na modalidade virtual, a ação consistiu em dois dias de treinamentos e liberação de acessos ao sistema para os municípios participantes
Nos dias 16 e 17 de junho a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu um treinamento virtual e implantação oficial do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência – módulo Conselho Tutelar (SIPIA/CT) para os conselheiros tutelares e para a equipe técnica de Gestão do SUAS e Vigilância Socioassistencial.

A atividade foi possível graças a articulação da SMAS com a Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) por meio da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), e através da Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente (CPCA). O Governo do Estado da Bahia através da SJDHDS vem realizando esse tipo de capacitação, através da Escola de Conselhos e da Caravana de Justiça Social desde 2018, e agora, por conta da pandemia, executa na modalidade virtual.
A ação contou com a participação também de outros municípios baianos como Iuiú, Guanambi, Gavião, Uauá, Sebastião Laranjeiras, Barra do Choça, Feira da Mata, Barro Preto dentre outros. A mediação foi de Liliane Tavares, coordenadora do SIPIA na CPCA/SUDH/SJDHDS e de Antônio Carlos Ferreira, diretor da Associação de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado da Bahia (ACTEBA).
Do município de Ibiassucê estiveram presentes as atuais conselheiras tutelares: Alessandra Farias Gomes Alves, Maria Celeste Prado, Dasimar Rodrigues Ribeiro, Cristiélia Amado de Almeida, e Angelina Novais de Freitas; o conselheiro tutelar suplente: Ailton Neri de Oliveira; o técnico de apoio à Gestão do SUAS: Fabrício Teixeira de Souza; o técnico de apoio à Gestão do SUAS e à Vigilância Socioassistencial: Jhonatan Abreu de Araújo; a Secretária Municipal de Assistência Social: Maria Placivana Rocha Bispo.
Esta é a segunda grande capacitação que os conselheiros tutelares de Ibiassucê recebem sobre o sistema; a primeira ocorreu ainda após a posse do novo colegiado em janeiro de 2020 e foi promovida inteiramente pela SMAS. Além disso, foram dadas outras orientações durante o ano passado e realizada uma reunião de alinhamento no fim de maio deste ano
O Sipia é uma plataforma nacional qualificada de apoio e retaguarda às ações federativas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à infância e à adolescência. O banco de dados é capaz de fornecer estatísticas e informações sobre as violações dos direitos da criança e do adolescente, permitindo a construção de diagnósticos para subsidiar a elaboração de políticas na área.