Programa Primeira Infância no SUAS continua atendimento a distância durante a pandemia
O Programa Primeira Infância no SUAS é uma ação do Governo Federal e está vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que promove a atenção às famílias com gestantes e crianças, em maior situação de vulnerabilidade. No total, 200 famílias são atendidas no município de Ibiassucê, assim, ampliando acesso a política, serviços, direitos e estimulando o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância fortalecendo vínculos familiares e comunitários, tendo como base visitas domiciliares.
No programa estão incluídos, beneficiários do Programa Bolsa Família, como Gestantes, crianças de até três anos e Crianças de até 06 anos que são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Primeira Infância é supervisionado por Maria José Fernandes Vasconcelos e conta com visitadores que acompanha essas crianças.
Neste período de pandemia os trabalhos e acompanhamentos não pararam, pois está acontecendo de forma remota. Os visitadores orientam os pais a confeccionarem brinquedos com materiais recicláveis para criar estímulos cognitivos das crianças e sua consciência socioambiental. “Todos estes momentos são trabalhados por vídeos chamadas, ligações e textos para orientar os pais durante as atividades com os filhos.” Explica a Supervisora.
A Coordenadora do Cras, Graziela Pinheiro explica que um dos objetivos do sistema é estimular estes crescimentos cognitivos, pois com os materiais confeccionados pelos pais e orientado pelos visitadores ajuda na aprendizagem, na atenção, ao raciocínio, memória, criatividade, linguagem, estimulo a curiosidade, ao pensamento, a leitura, favorecendo o desenvolvimento da inteligência, desafiando a criança a pensar aumentando seu acervo de informações.