CAMPANHA FAÇA BONITO É REALIZADA EM IBIASSUCÊ

Espetáculo teatral e bate-papo ocorreram nas escolas de ensino fundamental e médio da sede e da zona rural e adesivagem foi feita em carros pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Ibiassucê realizou entre os dias 14 e 29 de maio ações e intervenções nas escolas e ruas em prol  do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes através da Campanha Faça Bonito. A Rede de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente, formada pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Tutelar (CT), foi correponsável pela realização. Na programação esteve o espetáculo teatral “O Segredo de Nara” da Secreta Cia de Teatro apresentado nas escolas e na praça, um bate-papo da Rede com o público antes e depois da peça e a adesivagem nos carros pelas ruas da cidade.

A Campanha Faça Bonito este ano foi idealizada de acordo com as faixas etárias que iriam ser atingidas, desde alunos de séries iniciais do ensino fundamental, passando por todas as outras séries, ensino médio regular e EJA. Os roteiros de intervenção foram pensados de acordo com os pontos que melhor seriam tratados com cada público. No primeiro caso, por exemplo, antes do espetáculo foram explanadas questões sobre conhecimento do corpo e dos toques do sim e do não, além de alertar sobre a quem recorrer em situações de risco. Já nas turmas de adolescentes foi tratado sobre a questão da sexualidade, da mudança do corpo e da personalidade e o respeito a si e ao outro. E nas turmas onde haviam pais e mães o alerta foi principalmente em relação aos sinais dados pela vítima de abuso.

Além disso, a grande novidade foi a realização do espetáculo teatral “O Segredo de Nara” da Secreta Cia de Teatro, que contou a história de Nara, uma menina de 8 anos de idade que sofre uma séria situação de abuso e não consegue falar com ninguém até por fim conseguir se expressar por seus desenhos e mostrá-los à sua professora. O texto utilizado foi baseado no livro “La petit fille qui ne souriait plus” do escritor francês Gilles Tibo (que inclusive autorizou a montagem da peça). O processo de montagem do espetáculo durou cerca de um ano e tem elenco formado por atores locais. Aconteceram pelo menos dez apresentações nas escolas da sede e da zona rural.

Houve também a adesivagem nos carros feita pela equipe do CRAS e do Conselho Tutelar pelas ruas de Ibiassucê, chamando a atenção e mobilizando a população em relação ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.