A Secretaria de Educação realizou encontro virtual para apresentação dos Resultados de acompanhamento do PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Educação de Ibiassucê, realizou no último dia 27 de janeiro de 2022 um encontro síncrono pelo “Google Meet”, para apresentação dos Resultados de acompanhamento do PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR da rede municipal de ensino e socialização dos dados obtidos sobre evasão e abandono escolar do ano letivo de 2021.

Nesse encontro contamos com a participação dos representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. A reunião teve como objetivo intensificar  as ações que já estão sendo realizadas desde a adesão do programa em 14/06/2017 no município, para que possamos avançar cada vez mais no enfrentamento da exclusão escolar e na concretização da educação como direito de todos.

A Supervisora Escolar, Nilva Camargo, falou sobre a importância da identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, esses dados concretos possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos do nosso município.

Ao final desse diálogo com toda a rede, percebe-se a importância da prevenção do abandono e da evasão escolar , na qual deve ser feita por meio de ações voltadas para os(as) estudantes.  A exclusão e o abandono escolar afetam a vida de centenas de crianças e adolescentes. Conhecer esses fenômenos é fundamental para enfrentá-los.