Secretaria de Educação de Ibiassucê realiza Jornada Pedagógica 2022

Aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 02 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2022, com o tema “Diálogos sobre competências e habilidades na educação escolar: o planejamento, a aprendizagem e a avaliação” O evento anual aconteceu em forma de live, com transmissão no YouTube da Prefeitura de Ibiassucê, na qual as lives se encontram disponíveis. A jornada de forma remota, reuniu todos os professores, profissionais da rede municipal de ensino, convidados e visitantes para debater temas importantes para a educação do município de Ibiassucê.

Dentre as principais atividades que estavam na programação, podemos destacar; a palestra Magna do Prof. Dr. Celso Vasconcellos, que falou a respeito do “Planejamento do trabalho pedagógico: o foco na aprendizagem”, com uma forma descontraída, através da música, o Professor Psicólogo Valnei José, encantou e compartilhou conhecimento com o seu violão, falando a respeito das “estratégias socioemocionais para o Acolhimento de si e do outro na volta as aulas”.

Na programação, também contou com palestras sobre educação empreendedora na Promoção do Projeto de Vida Juvenil, com Profª Me. Ana Luci des Graviers, na qual a mesma lançou o Vídeo Documentário Jovens Empreendedores Primeiros Passos de Ibiassucê – SEBRAE, a Profª Me. Cristina Barbosa, palestrou a respeito dos “Diálogos sobre a (re)formulação do Projeto Político Pedagógico das Escolas da Rede”.

O Secretário de Educação, Sandro Wagner Farias Novais, iniciou a sua fala desejando boas-vindas aos profissionais da educação e os demais que estavam acompanhando a Jornada Pedagógica 2022. Mencionou alguns problemas enfrentados nos últimos dois anos, devido a pandemia da Covid-19, porém não impediram que chegasse até os educandos aulas de qualidade ministradas de forma remota, agradeceu imensamente os professores pela dedicação e comprometimento com a Educação do munícipio e ressaltou a grande importância do professor na sociedade e o seu poder de transformação.

Sandro Wagner afirmou que mesmo com tantas situações adversas foi possível avanços na Rede de Ensino no ano de 2021.” Foi feito o reordenamento das turmas e turnos no Ensino Fundamental anos inicias nas escolas da sede municipal, também merece destaque o Programa Busca Ativa Escolar que não deixou nenhum aluno fora da escola. As escolas contaram com melhorias em suas estruturas o que trouxe maior conforto e, a maior realização entre todas, o retorno das aulas presenciais no dia 18 de outubro de 2021 e com a dedicação de todos, não houve a contaminação de nenhum estudantes pela Covid-19 em espaço escolar. O gestor disse que espera grandes desafios para o ano letivo de 2022. Se despediu naquele momento desejando muita sorte a todos. “ Disse ele o secretário

Para Janilton Almeida, coordenador do NAPE, o tema proposto do evento, é um convite para o processo de formação continuada da jornada letiva do corrente ano, ou seja, todas as formações, momentos de planejamentos, debates e discussões no âmbito da educação municipal foram feitas neste contexto “Este encontro, mesmo que de forma virtual pôde proporcionar momentos de diálogos para a construção de conhecimentos entre os profissionais participantes, para avançar no planejamento de práticas pedagógicas inovadoras pautadas nas competências e habilidades da BNCC e do currículo municipal com passos decisivos para o exercício de educar a atual geração de estudantes.” Disse o coordenador.

Durante o evento aconteceram Rodadas de oficinas pedagógicas por segmento de ensino através das Salas do Gloogle Meet, com temas importantes e pertinentes para o processo educacional, pois vivemos em tempos de reformas educacionais e é preciso compreender a realidade e as mudanças necessárias para propor aos educandos uma educação pública de qualidade. Os temas das oficinas foram; Oficina 01: O que significa planejar o retorno presencial das crianças com base nas experiências interações e brincadeiras?” com a Profª Drª Elenice de Brito e mediada pela Profª Débora Cristina Oliveira. Educação Especial e Inclusiva

Oficina 02: “Metodologias Ativas: ressignificando a Educação Inclusiva através de projetos” com a Profª Maria Ângela e mediada pela Profª Stele Prates Ciclo da Alfabetização (1º e 2º ano)

Oficina 03: “Discursividade e alfabetização: um diálogo importante para o planejamento diário” com a Profª Me. Márcia Mendes e mediada pela Profª Katiane Brito Ensino Fundamental Anos Iniciais (3º ao 5º ano)

Oficina 04: “Organização e planejamento pedagógico com a BNCC e o Currículo Municipal: o que os alunos precisam aprender?” com a Profª Acácia Santos e mediada pela Profª Cleide Freitas Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º)

Oficina 05: “O planejamento com professores do Ensino Fundamental anos finais à luz da BNCC” com a Profª Drª Rosemary Lacerda e mediada pela Profª Nilva Camargo

No último dia (02) o evento foi encerrado com Oficinas com as equipes gestoras e professores das unidades escolares da rede: Retrospectivas do ano letivo 2021 e prospectivas para o ano letivo 2022.  Oficinas de planejamento de aula inaugural 2022 com os coordenadores pedagógicos e professores das unidades de ensino e o Planejamento Pedagógico com os professores das escolas da rede, por áreas do conhecimento e/ou segmento e modalidade de ensino.

Durante os três dias de evento, todos os participantes partilharam conhecimentos, aprendem na coletividade, com o propósito de fortalecer o processo educativo,  além de avaliarem o conteúdo e estratégias de articulação entre os Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas e o Currículo do Município.