Secretaria de Educação de Ibiassucê promoveu 4ª Conferência Municipal de Educação
Com o tema “Educação pública e participação social: em defesa da inclusão, da equidade e da qualidade”, a Secretaria de Educação realizou por meio do Fórum Municipal de Educação, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2021, a 4ª Conferência Municipal de Educação. O evento ocorreu de forma online, com transmissão ao vivo através do youtube da Prefeitura de Ibiassucê.
Com o tema “Educação pública e participação social: em defesa da inclusão, da equidade e da qualidade”, a Secretaria de Educação realizou por meio do Fórum Municipal de Educação, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2021, a 4ª Conferência Municipal de Educação. O evento ocorreu de forma online, com transmissão ao vivo através do youtube da Prefeitura de Ibiassucê.
Estiveram presentes na mesa de abertura: A presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria das Graças (Tate), o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sandro Wagner, Janilton Almeida, coordenador do Fórum Municipal de Educação, a secretária Municipal de Saúde, Rosânia Santos Almeida, a de Assistência Social, Maria Placivana Rocha Bispo, e o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Tadeu Prates (Tadeuzinho)
Com a participação de professores municipais, estaduais, funcionários de escolas e representantes de diversos segmentos da comunidade, o Secretário de Educação Sandro Wagner, em seu discurso de abertura dos trabalhos da Conferência, deu boas vindas e agradeceu a todos e todas que estavam conectados na Live. Fez uma contextualização da educação municipal no período pandêmico, citou as principais ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Educação, como a aquisição da Plataforma de Ensino Bravo, que aproximou ainda mais os professores e os educandos durante o ensino remoto.
O Coordenador do Fórum Municipal de Educação Prof. Janilton de Lima Almeida e a professora Katiane Brito que foi a mediadora do evento, apresentaram a leitura do regimento da conferência, com a aprovação de todos os presentes. Logo em seguida, o coordenador do Fórum apresentou a palestrante magna, a professora Acácia Barbosa dos Santos Souza, que explanou a respeito do tema proposto pela conferência
O secretário de educação relatou a dedicação e comprometimento dos profissionais de educação diante dos novos desafios, afirmou que os educandos que não conseguiram acompanhar as aulas através da tecnologia foram assistidos através do Programa Busca Ativa Escolar.
Sandro afirmou que uma ação de suma importância, foi o reordenamento das turmas e turnos das escolas de ensino infantil e anos iniciais da área urbana (pré-I no vespertino, pré-II no matutino, 1º, 2º e 3º anos no matutino e 4º e 5º anos no vespertino), o que distribuiu de forma mais igualitária os estudantes nas unidades escolares, tendo em vista que o turno matutino sempre foi o mais procurado, a ação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Educação, que conta com representantes de vários setores da sociedade civil.
Ao finalizar o seu discurso, o secretário disse que a participação social é de suma importância para a melhoria da qualidade da educação, uma vez que ao ouvir a população, é possível uma elaboração de politicas educacionais mais efetivas para atender melhor as necessidades do nosso município.
No segundo dia, aconteceram os grupos de debates, através das salas do Google Meet, para explanação, discussão e elaboração de propostas nos seis eixos temáticos, para encaminharem à Conferência Estadual que acontecerá em abril de 2022 em Salvador. Foram realizados os colóquios correspondentes seis eixos a saber: EIXO 1 – Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação, EIXO 2 – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas setoriais e Direitos à Educação, EIXO 3 – O PNE 2024-2034, políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação, EIXO 4 – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão, EIXO 5 – Valorização dos/as Profissionais da Educação: Formação, Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde, EIXO 6 – Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social.
Ao final, cada eixo apresentou em plenária geral entre 3 e 5 propostas que foram eleitas nos colóquios para serem encaminhadas à COEED 2022.
A conferência encerrou-se com a escolha e votação dos delegados e delegadas para representarem o município na Conferência de Educação Estadual (COEED 2022). As delegadas eleitas em plenária pelo público que estava conectado foram: Iana Santos Pires, que obteve 52% dos votos, e Eliete Freitas da Rocha, com 16,7% como delegadas titulares. Já na suplência ficaram, Laiane Michelle Silva (11,3%) e Cristiane Fernandes (10,8%).
O professor Sandro Wagner demonstrou gratidão a todos e todas pela participação na conferência que foi transmitida pelo canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Ibiassucê, com estúdio montado na Escola Municipal Anísio Teixeira, agradeceu a diretora Natasha Leandra pelo belíssimo acolhimento durante o evento.