Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde discute fortalecimento do SUS e vigilância em saúde

Coordenadoras do Núcleo Regional de Saúde também estiveram na reunião.

Durante a manhã dessa segunda-feira dia 31 de julho de 2017, aconteceu a Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde, com o objetivo de discutir as Políticas municipal/estadual e nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde da população.

Com a participação das coordenadoras do Núcleo Regional de Saúde de Caetité Lécia Maria e, Silvana Portela, a qual foi palestrante do evento. Estavam também presentes vários representantes das secretarias de educação, assistência social, e, agricultura e meio ambiente, assim como de outros segmentos do município. Oportunamente foi realizado um diagnóstico da situação da vigilância em saúde local.

Foram elaboradas propostas com base nos SUBEIXOS: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. A reunião ampliada do Conselho Municipal de Saúde é apenas uma etapa inicial para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Dessa reunião elegemos os delegados que irão participar da Conferência Macro-regional e consequentemente da Estadual e Federal.