Prefeitura de Ibiassucê realiza Semana do Meio Ambiente

O Governo de Reconstrução, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou a Semana do Meio Ambiente do dia 03 ao dia 06 de Junho, com o objetivo de sensibilizar a população para o cultivo de árvores no ambiente urbano e rural, tornando os locais mais verdes, arborizados. As escolas trabalharam com oficinas sobre o Meio Ambiente e os alunos aprenderam de forma didática e dinâmica sobre a sustentabilidade. Isso foi feito por meio de orientações que abordaram questões básicas ligadas à temática, como o consumo de recursos de todas as naturezas e cadeias produtivas, e assim culminando com o plantio de árvores nativas em praças da nossa cidade.

A Semana do Meio Ambiente é importante para tentar conscientizar as pessoas e promover a valorização e o respeito à biodiversidade, estimulando a construção de conhecimento para uma melhor qualidade de vida. Pensando nisso, houve uma parceria entre a SEAGRIMA, a Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) e moradores da comunidade Mucambo, onde teve o plantio e a distribuição de 40 mudas de árvores nativas e frutíferas. Além do mais, aconteceu um debate sobre temas ambientais, na Rádio de Ibiassucê, com o Policial Rodoviário Luiz Lidiomar (Lilly).

Para a Diretora Ambiental, Niuslane Alves, nós devemos ver a natureza como uma parte de nós, nos afirmando como componentes integrantes desse meio natural, nós fazemos parte do meio ambiente, não estamos isolados do mesmo. E por isso a educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do nosso dia a dia, a todo o momento do nosso cotidiano podemos utilizá-la como forma de usar os recursos naturais de forma sustentável, portanto deve ser trabalhada com a escola e com a comunidade.

“Todo dia é dia de cuidar do meio ambiente, mas o dia 05 de junho é especial, é um dia mais propício à reflexão sobre nossas atitudes e sobre como fazermos para garantir um ambiente equilibrado para o presente e as futuras gerações. Mediante atividades que foram realizadas na Semana do Meio Ambiente, a SEAGRIMA visa buscar a melhoria da qualidade de vida da população, possibilitando uma ligação entre secretaria, escola e comunidade.” Disse a diretora.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. A data recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural nosso país.