Prefeitura de Ibiassucê realiza palestra de prevenção às drogas e bullying, com alunos do Centro Educacional de Ibiassucê.

Prefeitura de Ibiassucê realizou uma palestras sobre Prevenção de Drogas, bullying e violência, para jovens e adolescentes do Centro Educacional de Ibiassucê, ontem (13/04) no a Auditório Municipal. Essa foi uma grande parceria da PM com a Prefeitura de Ibiassucê e Secretaria de Educação.  A atividade contou com a presença de cerca de 650 alunos, que puderam entender que o uso de drogas resulta na dependência, criminalidade, violência e bullying.  Todos esses fatores proporcionam o sofrimento de familiares dos usuários. Além disso, foi apresentada aos alunos alguns tipos de drogas lícitas e ilícitas.

Um dos palestrante, o médico Carlos Henrique  enfatizou que   as palestras são uma forma de prevenção e conscientização, buscando alertar sobre os riscos à saúde, os prejuízos sociais e psicológicos causados ​​pelo uso de drogas e os efeitos negativos na vida dos adolescentes e adultos. “A conscientização e a prevenção são ferramentas importantes na luta contra as drogas, e a saúde desempenha um papel fundamental nesse sentido, trabalhando em conjunto com a sociedade e outras instituições para construir um ambiente mais seguro e saudável para todos.” Destacou o Profissional de saúde.

O Policial Militar Petaccia, que palestrou para os alunos, abordou sobre Segurança na Escola, enfatizando que um dos fatores que geram problemas no meio é o bullying,  explicando que o bullying é um comportamento agressivo, repetitivo e intencional, que pode ser físico ou verbal, e que tem como objetivo intimidar, humilhar ou causar sofrimento a uma pessoa.  O PM Explanando com vários exemplos lúdicos, além de completar sua palestra demonstrando como se proteger em casos de ataques a escolas.

“É fundamental se atentar, e seguir estas técnicas que passei pra vocês aqui, hoje, mas além disso, precisamos olhar para o nosso dia a dia, o trato mais humano com o colega, para não gerar pessoas revoltadas no futuro, não guardar segredos quando existem ameaças. Diretores, professoras e seus pais, são amigos e parceiros nessa jornada”.  Disse o soldado Petaccia durante palestra.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sandro Wagner Farias Novais agradeceu a presença dos alunos, professores, funcionários e demais presentes. Frisou a importância de debater tais temas no âmbito escolar, sendo que a conscientização se faz necessária, uma vez que estamos perdendo cada vez mais adolescentes para o “mundo das drogas”. O profissional também abordou em sua fala o atual momento das invasões e barbaridades que têm como alvo as escolas.

O Secretário mencionou a segurança como algo sério e que é preciso garantir a integridade física e emocional dos alunos, professores e funcionários, desta forma a Prefeitura Municipal de Ibiassucê, através da Secretaria de Educação e Cultura está adotando medidas de prevenção, sendo uma delas é a parceria como a Policia Militar, que realizará rondas escolares mais frequentes, o mesmo aproveitou o momento para agradecer os policiais ali presentes (Soldado Petaccia, Soldado Carneiro e Soldado Wagner). Encerrou a sua fala agradecendo o Dr Rafael Almeida (advogado) e o Dr Henrique Lisboa (médico) pela belíssima palestra e pela grande contribuição para a educação do nosso município. Se despediu da plateia, sobretudo dos educandos, fazendo referência à importância dos estudos em nossa vida.