NOVO GRUPO DE DANÇA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS É IMPLANTADO NA COMUNIDADE BONSUCESSO

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurou na última quarta-feira dia 12 de abril de 2023, a Oficina de Zumba do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, na comunidade Bonsucesso, do município de Ibiassucê, Bahia.
O momento de abertura contou com a presença da secretária municipal de assistência social, Maria Placivana, o professor/facilitador de zumba, Ritmos e treino, Jormes Luis, o coordenador de gestão do SUAS, vigilância socioassistencial, regulação do SUAS, gestão do trabalho e educação permanente, Jhonatan Abreu, o encarregado do núcleo de apoio à gestão do SUAS e à gestão orçamentária e financeira, Fabrício Teixeira, o assessor de comunicação, augusto jackson e representantes da sociedade civil e dos usuários do serviço, que puderam conhecer sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e participar de uma aula demonstrativa de zumba, ministrada pelo professor/facilitador, Jormes Luis, responsável pela atividade.
O objetivo da oficina, além de fortalecer a convivência comunitária, é promover a prática de atividades físicas e culturais, confiante para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do serviço. Além disso, a zumba é uma atividade lúdica e descontraída, que estimula a socialização e o convívio comunitário, fatores importantes para a promoção do bem-estar e da saúde mental.
A secretária municipal expressou seu compromisso e satisfação em atender a demanda da população, no rol de garantia de direitos do Sistema Único de Assistência Social no município, que em sua fala afirma,’’ Sinto-me honrada em poder atender a demanda deste grupo que em um certo dia foi até a minha sala solicitar um grupo de dança na comunidade Bonsucesso”. Jhonatan Abreu destacou a importância do serviço de convivência e fortalecimento do vínculo para a comunidade, e enfatizou o compromisso da gestão em investir em políticas públicas que valorizem e promovam o desenvolvimento humano.
O professor/facilitador, Jormes Luiz, deu boas vindas a cada integrante do grupo e na oportunidade contou sobre a história de uma de suas alunas em que a zumba mudou sua vida e como este novo serviço pode também contribuir para a comunidade. Os usuários do serviço, por sua vez, ficaram satisfeitos com a nova atividade implantada e afirmaram que a zumba é uma excelente opção para quem busca atividade física prazerosa, e momentos de convivência com a comunidade além de trazer benefícios para a saúde e qualidade de vida.
A Oficina de Zumba do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo será realizada semanalmente, nas quartas e sextas-feiras às 18h30, e com agenda a definir para orientações sociais. As ações da Secretaria Municipal de Assistência Social são fundamentais para o desenvolvimento humano e social da população, por meio da oferta de serviços que promovem a inclusão social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.