Ibiassucê recebeu carreta de rastreio de câncer de mama
Entre os dias 07 e 12 de julho, o município de Ibiassucê recebeu a Unidade Móvel do Rastreamento do câncer de mama, realizando mamografias em mulheres de 40 a 69 anos, prioritariamente as mulheres de 50 a 69 anos. Durante os 5 dias de atendimento a Unidade ficou instalada na Unidade de Saúde da Família Pedrinhas.
A ação teve como objetivo atender a população acima descrita realizando exames de mamografia bilateral, com a capacidade de realizar mais de 150 por dia. A Estratégia atendeu mais de 700 mulheres. Informamos ainda que será programada a segunda fase com exames de ultrassonografia e biopsia assim que concluir a primeira fase para aquelas mulheres que por ventura necessite de exames complementares.
A Secretária de Saúde, Rosania Almeida, disse: “Nosso objetivo é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia, com o intuito também de um possível diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama”.
MAMOGRAFIA: POR QUE É IMPORTANTE REALIZAR?
A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada periodicamente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.
Isso acontece não apenas porque a detecção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva.
A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.
Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.