VIII Semana da Consciência Negra foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura

O evento que ocorre desde 2010, procura discutir temas relevantes como o racismo e o legado cultural afrobrasileiro

No dia 20 de novembro, ocorreu no Centro Educacional de Ibiassucê a VIII Semana Municipal da Consciência Negra de Ibiassucê com palestras, oficinas, apresentações culturais e discussõe. A realização é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que desde 2010 realiza o evento, com o objetivo de desenvolver a consciência crítica no exercício da cidadania, propiciando a reflexão sobre o racismo e a situação de exclusão social vivida pelo povo afrodescendente no Brasil, bem como a valorização à cultura negra.

O evento que iniciou às 19h contou com a composição da mesa de abertura, apresentação do Canto para Oxum. Uma palestra foi realizada com o tema “HERANÇAS AFRICANAS E LEGADO CULTURAL”, seguido de apresentação de um vídeo sobre a Consciência Negra, e uma apresentação cultural de desfile dos orixás.

Segundo os organizadores, mais do que levar informações aos educandos, é importante discutir elementos para transformação das questões sociais, políticas e econômicas, desenvolvendo uma criticidade que permita intervir na realidade e transformá-la, através da cidadania. A temática do racismo e das ações afirmativas foi trabalhada durante todo o ano, e é esperado , a partir do fechamento das atividades com esse evento, contribuir na construção dessa visão crítica para o reconhecimento como elemento fundamental deste processo de enfrentamento e transformação que se inicia pela educação.