Semana Cultural e Esportiva trará diversas atrações e atividades para a população durante programação do Janeirão 2018

Com oficinas, espetáculos de teatro e dança, shows musicais, apresentações de cultura popular, desfile e atividades esportivas, o evento ocorrerá entre 08 e 16 de janeiro

Entre os dias 08 e 16 de janeiro ocorrerá a Semana Cultural e Esportiva com diversas atrações e atividades. A ser realizada em diversos espaços, dentre os quais a Praça do Rebentão, o evento contará com oficinas de canto, dança, teatro e artesanato, espetáculos de dança e teatro, shows musicais, apresentações de cultura popular, e atividades esportivas. A programação completa está disponível abaixo:

DIA 08/01
16h – Oficina de Artesanato
18h – Espetáculo Infantil “O Reizinho Mandão”
18:30h – Grupo de Capoeira

DIA 16/01
22h – Show de Calouros

OFICINAS E INSCRIÇÕES

Uma das novidades este ano é a possibilidade de participar de atividade de qualificação e formação artística e cultural, podendo desenvolver o potencial criativo e profissional do artistas e da população.

Entre os dias 08, 09, 10 e 11 serão realizadas oficinas de formação para a população em geral. Nos dias 08 e 09 ocorrerá a Oficina de Artesanato com as facilitadoras do CRAS – Suzy e Mariquinha, das 16h às 17:30h.

Já no dia 09 de janeiro acontecerá a Oficina de Teatro “Montando Nossa Cena” com o ator, diretor e agente cultural na área de teatro – Jhow Abreu, das 09 às 17h. Podem participar pessoas com ou sem experiência a partir de 12 anos. O objetivo é fazer com que o participante compreenda algumas técnicas básicas do teatro, relação do ator com o espaço cênico, com o próprio corpo e com o outro. Serão utilizados jogos e exercícios teatrais, bem como improvisação e experimetação prática e por fim montagem de pequenas cenas. Alguns elementos estudados são pontos no espaço, movimentação e desolcamente no espaço, quem, onde e o quê, marcação de cena, noção de texto cênico.

No dia 10 tem a Oficina de Dança com o dançarino, coreógrafo e multiplicador em dança contemporânea – Jhormes Jackson, das 14h às 17h. Será abordada uma parte teórica a partir de exibição de vídeo sobre dança contemporânea, e em seguida a parte prática através de alongamento para preparação o corpo para as atividades, bem como dinâmicas e jogos de confiança, e abordagem da dança através dos movimentos cotidianos, e por fim a preparação de coreografias a partir do que foi trabalhado.

E no dia 11 de janeiro terá a Oficina de Canto com a professora de canto, bacharel em artes, música e piano pela Unimontes – Débora Mares da Casa Anísio Texeira, das 14h às 18h. Em geral a oficina trará técnicas básicas de canto, fisiologia vocal, noções de aquecimento, alongamento, impostação, apoio, repertório e memória musical.

As inscrições das oficinas podem ser feitas através de formulário eletrônico no seguinte endereço: Inscrição das Oficinas. O local será confirmado com os participantes após a confirmação da inscrição, via e-mail ou telefone.

ESPETÁCULOS DE TEATRO E DANÇA, E MOSTRA LITERÁRIA

Nos dias 08, 09 e 10 de janeiro serão apresentados os espetáculos de teatro e dança na Praça do Rebentão.

Dia 08 às 18h, a Cia de Teatro Imagem & Ação apresenta o espetáculo inafntil O REIZINHO MANDÃO. Com adaptação do texto de Ruth Rocha, direção de João Victor Gomes e tendo no elenco: Thiago Azevedo, João Gomes, Kelly Santos, Paloma Natal, Géssica Silva e Paullinha Silva. Conta a história de um reizinho que ditava leis absurdas ao seu reino e que não ouvia os conselheiros da corte, mandando todos sempre calar a boca; um dia todos param de falar e o reizinho começa a procurar uma solução.

Dia 09 de janeiro às 19:40h, A Secreta Cia de Teatro apresenta o espetáculo teatral O SEGREDO DE NARA. Livre Adaptação da obra de Gilles Tibo, direção e execução musical de Jhow Abreu, figurino de Jaine Haiane, músicas criadas pelo grupo e tendo como elenco: Fernanda Rocha, Sabrina Sousa, Raissa Oliveira, Pedro Soares, Gustavo Ramos, Adrianny Santos, Andressa Andrade, Jeferson Silva e Thiago Nascimento.

Dia 10 a partir das 17h na Praça do Rebentão ocorrerá a Mostra Literária com os poetas e escritores da terra. E a partir das 18:30h, os grupos Play Dance, SDR Dance e Black Angels apresentam mix de ritmos na Praça do Rebentão.

PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA

As atividades esportivas do Janeirão 2018 incluem o campeonato de Futsal que ocorre na Quadra da Igrejinha e outras como o Cross Kids, e as partidas de Vôlei, Peteca, Quebra Pote, Pau de Sebo, Puxa Corda e Corrida.

PROGRAMAÇÃO DE CULTURA POPULAR

Apresentações de Cultura Popular ocorrerão entre os dias 08, 09 e 10 de janeiro na Praça do Rebentão:

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Do dia 08 ao dia 12 vários artistas locais se apresentarão na Praça do Rebentão:

DESFILE GAROTA JANEIRÃO 2018

Após a seleção de 10 meninas, previamente inscritas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, o desfile Garota Janeirão 2018 ocorrerá na Praça do Rebentão no dia 12 de janeiro.

SHOW DE TALENTOS INFANTIL e SHOW DE CALOUROS

Continuando com a tradição de oportunizar que a população mostre seus talentos e potenciais durante a Semana Cultural e Esportiva do Janeirão de Ibiassucê, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer lança inscrições para os festivais: Show de Talentos Infantil e Show de Calouros. A inscrição é feita presencialmente na sede da Secretaria. As apresentações ocorrem respectivamente nos dias 15 e 16 de janeiro de 2018.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Semana Cultural e Esportiva do Janeirão 2018 em Ibiassucê