Secretaria de Educação de Ibiassucê reelabora os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas da rede

Elaboração do documento tem a participação de coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino, diretores, professores, estudantes e o envolvimento de pais e/ou responsáveis.

A Secretaria Municipal de Educação de Ibiassucê, por meio do seu Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPE), está reformulando os PPPs de todas as escolas da rede municipal de ensino. As ações para este trabalho foram estabelecidas por esta secretaria através da  Portaria nº 006/2019 de 22 de março de 2019. A reelaboração dos documentos está sendo realizadas de forma colaborativa na rede, onde a coordenação pedagógica da secretaria estabelecem ações e prazos para serem cumpridos pelas equipes pedagógicas e gestoras das unidades de ensino.

O trabalho começou no mês de abril do corrente ano, e está previsto concluir todas as atividades de construção do documento no mês de outubro. Nessa trajetória os coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino das escolas estão mobilizando professores, alunos e comunidade escolar para participarem de reuniões, entrevistas semiestruturadas, questionários, leitura de documentos oficiais como: LDB, ECA, PME, Constituição Federal, Portarias, Regimentos Internos das Escolas, Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares, Diretrizes Curriculares, Decretos etc. para atualizar e adequar à redação dos PPPs.

A atualização ereelaboração do PPP que define a identidade da Rede e indica caminhos para o ensino de qualidade está em consonância com todas as mudanças que a educação do país está vivendo, a proposta está sendo reelaborada alinhada à BNCC e ao Currículo Bahia que se encontra em fase de aprovação pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Além do mais, o trabalho de revisão dos PPPs preza pelo respeito às individualidades, as especificidades de cada escola, Ibiassucê é o município pequeno, porém em cada escola, em cada comunidade existem características próprias que precisam ser respeitadas e consideradas em seus planejamentos.

No dia 1º de abril de 2019 foi feita a primeira reunião para dar a largada nos trabalhos da primeira parte da reformulação do documento: diagnóstico e histórico da escola, situação socioeconômica da escola, espaço físico etc. Já no dia 26 de abril foi realizada a segunda reunião onde se discutiu as ações já desenvolvidas nas escolas e quais as que serão realizadas na segunda fase de trabalho.

Até a conclusão do documento, acontecerão mais encontros para revisão e discussão dos textos produzidos e para a elaboração dos planos de ações e do currículo escolar.

Logo após os PPPs serão avaliados e revisados pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação e serão implementados nas escolas onde os professores e gestores farão uso na prática pedagógica. O PPP é o norteador de todas as ações didático-pedagógicas da unidade escolar, configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os agentes da educação escolar devem consultar a cada tomada de decisão.

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