SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE IBIASSUCÊ IMPLANTA EQUIPE DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Com foco no enfrentamento às violações de direitos, risco social, e violências, a equipe de PSE é formado por três profissionais

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibiassucê implantou, após aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, uma equipe que atuará na Proteção Social Especial de Média Complexidade.

A aprovação ocorreu no dia 19 de setembro em reunião ordinária do CMAS, e resultou na Resolução 007/2018 que cria o serviço no município. Até o momento, as diversas demandas de violações de direitos e violência eram tratadas ou pela Proteção Social Básica ou pela Gestão, que davam os principais encaminhamentos para promover a garantia de direitos e vínculos familiares.

A equipe conta com uma psicóloga, uma advogada, e uma assistente social. E tem como função:

– Apoiar a família e contribuir para o fortalecimento de sua função de proteção e vínculos familiares e comunitários;

– Corroborar para a interrupção / superação da situação de violência ou violação de direitos;

– Proporcionar o acesso das famílias e indivíduos aos direitos socioassistenciais e à rede de proteção social;

A proteção social especial é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais. Os atendimentos estão sendo feitos no CRAS.