PREFEITURA DE IBIASSUCÊ INAUGURA O CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)

Na última terça-feira (28/06), a Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Estiveram presentes autoridades, trabalhadores do SUAS e conselheiros do CMAS. Tal momento se soma a uma série de conquistas recentes para a política pública de assistência social do município.

A unidade terá a coordenação da psicóloga Cristiane Nascimento e a equipe técnica composta pela psicóloga Bruna Andrade, a advogada Claudia Gonçalves, e a assistente social Marinalva Santana, que atuavam anteriormente na equipe de proteção social especial no órgão gestor. Estas profissionais atuarão no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos (PAEFI). A sede do CREAS está localizada na Rua Tiradentes, 240 – Centro.

O CREAS é uma unidade pública que integra o SUAS dentro da proteção social especial de média complexidade, oferecendo serviços especializados e sistemáticos para famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social devido à violação de seus direitos.

Em sua fala na inauguração, a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Placivana, destacou a importância da implantação do CREAS no município: “Essa é mais uma conquista para a nossa cidade e fico feliz em dividir com cada cidadão de Ibiassucê. O ideal seria se ninguém precisasse passar por aqui, mas infelizmente ainda há muitas famílias e jovens que necessitam desse apoio e acompanhamento. Teve muito trabalho, força e determinação, com uma equipe maravilhosa, conseguimos o CREAS.  Esse é um trabalho que não tem visibilidade, mas é um trabalho que transforma a vida das pessoas.  O CREAS é a casa da família. Vivemos tempos de intolerância e estamos empenhados em fortalecer os vínculos, em garantir direitos. Esse é mais um passo nessa direção” – disse ela.

A Proteção Social Especial começou a ser pensada no município quando passou a ser mencionada na 1ª Lei Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2017 e em sua atualização em 2021. Mas o planejamento se fez presente mesmo dentro do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) 2018-2021 que buscava articulação para implantação de um CREAS Regional. E principalmente após a implantação de uma equipe de proteção social especial (2018) e de um setor de vigilância socioassistencial (2019), que contribuíram diretamente no atendimento das principais demandas e na geração, padronização e organização de dados estatísticos para montar diagnósticos e mapeamentos, respectivamente.

A Psicóloga, Cristiane Nascimento, agradeceu a gestão pela oportunidade de estar na coordenação, e falou sobre a importância da implantação do CREAS no município.  ” O CREAS tem uma função muito importante e deve ofertar atenção nas situações de risco pessoal e social, negligência, abandono, violência, ameaça. É uma unidade que prestará serviços de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual, serviço de orientação, apoio e acompanhamento especializado para indivíduos e famílias com seus direitos violados, orientação e apoio para adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas e tantos outros serviços de Atenção Social Especial. Deixo meu compromisso com a gestão e com a população de ofertar sempre um serviço qualificado, acolhedor, humanizado e protetivo”. Disse ela.

A nova unidade da assistência social será mantida com recursos financeiros do Município e do Estado. O cofinanciamento estadual foi garantido pela SMAS após adesão à expansão apresentada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de agosto de 2021. O aceite ocorreu porque o município já havia enviado no início daquele mês um diagnóstico detalhado com a incidência das violações de direitos e violências em Ibiassucê. As parcelas serão de R$ 3.600 reais mensais através do Bloco de Proteção Social Especial alocado no Fundo Municipal de Assistência Social.