O arrasta pé da melhor idade

Por Augusto Jackson /ASCOM

 

Quem pensa que idade é sinônimo de apatia não conhece a terceira idade que lotou o Clube Náutico de Ibiassucê- BA, no dia 29 de junho, para o tradicional “Forró do Idoso”. E se limita mais, quem pensa que o forro é apenas para os idosos.  A festa tem o poder de atrair diversos públicos. Não existe limite de idade, grau de parentesco ou problema que impossibilite dançar ali um bom forró. Como todos os anos não poderia faltar a tradicional quadrinha, que deu início à noite de festejos.  Animação e disponibilidade não faltou para todos que estavam sendo embalados ao som da banda “ Forró Sublime” e “Vando Gil”, que colocaram todos para “rastar a chinela no chão. ”

Como um bom festejo junino, não há como faltar as comidas típicas, canjica, bolo de milho, pipoca, quentão, xaxota, amendoim, entre várias delicias que estavam dispostas para o consumo.  A decoração foi um encanto a parte para todos que passaram pelo forró, simulando uma pequena vila, casas com telhados de palha e uma linda igrejinha que se iluminava toda.  Uma cozinha cenográfica foi instalada   no hall de entrada do Clube, transportado todos no túnel tempo, fazendo recordar as antigas do interior.

De acordo com a Freira, Marlene Oliveira, que foi assistente social na cidade de Ibiassucê-Ba, o Forró do Idoso se iniciou por volta do ano 2002, depois de uma pesquisa feita no município sobre a situação em que estavam os idosos. “ Elaboramos um questionário e com as respostas constatamos que muitos viviam em dura solidão. ” Disse a Freira. Ela, ainda continua dizendo que, foram buscadas alternativas para retirar os idosos da solidão em que estavam e lhes dar a atenção necessária.  Assim, nasceu o forró do idoso, buscando dar diversão e entretenimentos a eles. “Mobilizamos a sociedade, buscamos parcerias e deu certo. ” Marlene lembra também do concurso Miss Idoso (a) e do desfile caipira que todos participavam.

O projeto que se iniciou com o apoio da igreja católica, passou a ser desenvolvido totalmente pela Secretaria de Assistência Social, anos depois.  De acordo com a Secretária de Assistente Social, “ Este momento de confraternização é de extrema importância para o fortalecimento de vínculo entre todas as idades. ”  Já para a Coordenadora da Proteção Social e Básica, o Forró do Idoso é uma festa voltada para a família, um momento único para reunir todos em torno de uma data tão tradicional e esperada por todos. “ A energia que emana de todos que estão presentes é contagiante… Com muita alegria e disposição os idosos não deixam de dançar um só momento. É tanta energia e vitalidade que essa turma tem. ” Disse a coordenadora.

 

Idosos são pessoa com 60 anos ou mais, de acordo com a lei 10.741/2003. Entre 2005 e 2015, a proporção de idosos, na população do Brasil, passou de 9,8% para 14,3%. Segundo a pesquisa “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”. Publicada pelo IBGE. Com o crescimento da população idoso no Brasil, com certeza não faltará espaço e animação para quem queira curtir o São João nessa nova fase da vida.

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.