Movimento Luta em foco: Prefeitura de Ibiassucê realiza evento dedicado ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer e por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizou mais um Movimento Luta em Foco, com o subtítulo Café e Afeto, para comemorar o setembro Verde. Essa campanha é dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência. Além disso, também ressalta a importância de oferecer acessibilidade a todas as pessoas que precisam.

A ação do setembro verde, foi realizada na Câmara de Vereadores, e propôs um momento com uma roda de conversa com familiares de pessoas com deficiência, e estiveram presentes, Valdir e Edifrance Souza Pais atípicos e fundadores da Associação Anjo Azul (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Caetité), Jussandra de Souza, Mãe de criança com X-Frágil, Núbia Junqueira e Emílio Souza, Professores e pais de Léo (T21/Síndrome de Down), Jassiara Gomes, Mãe de autista, Milena Rodrigues, Mãe de autista,  e Jarbas Pinheiro, Pai de adolescente com deficiência.

O evento foi finalizado com uma comovente palestra com a fisioterapeuta Lílian Jane, pessoa com deficiência do município de Ibiassucê, alguém que superou e tem superado todas as barreiras.

A Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, Stele Prates, disse que esse momento permitiu discutir sobre “Experiências, aprendizados e resiliência enquanto pessoa com deficiência (e “enquanto familiares de pessoa com deficiência”). “Contamos com um número expressivo de participantes no evento, representantes da secretaria de saúde, da secretaria de educação, secretaria de assistência social, CRAS, CREAS, gestores das escolas de ensino regular, familiares dos nossos alunos e comunidade em geral. Satisfação em vestir a camisa da inclusão, pintada agora de VERDE, trazendo à lembrança a importância da inclusão social das pessoas com deficiência, suas lutas e superações.” Disse a coordenadora.