Jornada pedagógica 2023 aconteceu no novo auditório municipal

Aconteceu no auditório Municipal, localizado na escola Anísio Teixeira, entre os dias 30 e 31 de janeiro, e 01 de fevereiro a Jornada pedagógica 2023, com o tema “EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL: currículo, saberes e aprendizagens”. O evento que acontece anualmente antes do início das aulas, reuniu todos os professores, profissionais da rede municipal de ensino, palestrantes para discutir questões pertinentes para aplicação em sala de aula.

A abertura do evento contou com a participação do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sandro Wagner, o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico Janilton Almeida, a Diretora da escola, Natasha Leandra, Jésus Mário, presidente do Conselho Municipal de Educação, o professor Douglas Soares e o palestrante Prof. Dr. Sergio Paixão, que logo em seguida da abertura, palestrou sobre o tema “Saberes docentes e prática profissional: processos de aprendizagem pela sensibilidade”

Na Abertura, o Secretário Sandro Wagner Farias Novais cumprimentou e agradeceu a presença de todos os profissionais da Educação presentes no evento. Frisou a importância de uma equipe unida e focada em um único objetivo, que é levar uma educação de excelência. Abordou a importância de trabalhar as questões Socioemocionais (temática que surgiu após uma esculta sensível feita pelo Núcleo de Apoio Pedagógico com Coordenadores da Rede Municipal de Ensino)  com os professores e, sobretudo, com os alunos. O mesmo expressou grande satisfação em estar realizando a Jornada Pedagógica 2023 no Auditório Municipal, um espaço novo e super confortável. Encerrou a sua fala, agradecendo todos os envolvidos na realização da Jornada e afirmou que o encontro foi muito produtivo, o que pode ser comprovado nas falas dos professores e demais participantes.

O Prof, Me. Janilton Almeida, levou para o auditório um assunto bem relevante nos dias atuais, uma conversação sobre Saúde Mental e Educação Socioemocional no contexto escolar.  Também tivemos uma conversação, com o Comitê Gestor local do Projeto Político Pedagógico (PPP), Prof.ª Katiane Brito, Prof. Aloísio Vieira, Prof.ª Andrea Prado e Eliane Teixeira, para falarem sobre a importância da participação de todos na reelaboração dos PPPs da escola. Tivemos também  um lindo momento cultural, com os jovens do NUCA.

O Professor e Psicólogo Valney José, com o seu violão fez belíssimas reflexões através de músicas, falando sobre o tema “Educação Socioemocional: para quem e para quê?”. Durante a jornada, aconteceram também oficias direcionadas à Educação Especial, para professores e auxiliares do  AEE com dois temas muito relevantes: “Da igualdade à equidade: por uma inclusão escolar possível”,  e a outra com o tema “ A diferença é o que nos marca como humanos: um diálogo sobre inclusão escolar”, oficinas essas, ministradas pela Profª Drª Adriana Bomfim.

Segundo Janilton Almeida, coordenador do NAPE, o tema da jornada é fruto do anseio de toda a rede que se manifestou por meio de escuta sensível feita pelo Núcleo de Apoio Pedagógico, representado por todos os coordenadores pedagógicos e de ensino. “Foi um evento produtivo, isto constatado pela grande satisfação manifestada pelos professores participantes. Agora, continuaremos com o projeto de formação continuada nos encontros de planejamento durante todo o ano letivo tendo como guia o tema deste encontro. Que 2023 seja um ano letivo regado de sucessos!” Disse o coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico.

Natasha Leandra professora e Diretora, falou; “ Estou muito satisfeita com a jornada 2023, todos professores foram recepcionados um grande café da manhã para começar o dia bem, a alimentação durante todo evento foi de excelência, o café da manhã, almoço, lanche, tudo pensado com carinho pela nutricionista  Adahilda Almeida.  Durante os três dias de evento, todos os participantes partilharam conhecimentos, aprenderam na coletividade, com o propósito de fortalecer o processo educativo de toda a rede de ensino.”

Os educadores participaram também de uma programação ministrada pelos coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e equipes gestoras das unidades escolares com o objetivo de direcionar e alinhar o planejamento pedagógico para o ano letivo escolar.