Ibiassucê realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021- 2024

Aconteceu no dia 09 de março de 2022, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021- 2024, na Câmara de Vereadores de Ibiassucê, com o tema “Em busca de melhores condições de vida e desenvolvimento para as crianças e adolescentes do município de Ibiassucê”. O evento foi organizado pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – (CMDCA)

O fórum reuniu representantes do Setor Público, Entidades não Governamentais, representantes do Conselho de Saúde (CMS), Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – (CMDCA), Conselho Municipal de Educação (CME), Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Escolas Municipais e sociedade civil.

A abertura do evento contou com uma apresentação cultural intitulada: Desfile Temático “Folclore Brasileiro”, cuja foi organizada pelo professor José Luiz e teve a participação das alunas das escolas municipais. Logo em seguida aconteceu a explanação do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município de Ibiassucê de acordo os indicadores de Impacto Social e linha de base/ Selo UNICEF.

O objetivo do fórum foi debater e viabilizar ações para garantir os direitos das crianças e adolescentes no município, constituindo-se assim como um momento importante para a comissão intersetorial do selo apresentar a metodologia para toda a comunidade, fazendo um diagnóstico amplo sobre a situação das crianças e dos adolescentes nas dimensões dos impactos sociais que o selo propõe e elaborar o Plano de Ação.

A articuladora do Selo no Município, Simone Silva Nogueira, disse que foi um momento muito proveitoso, esclarecedor e participativo.  “O I Fórum Comunitário marcou o lançamento das ações do Selo Unicef no município, sendo um espaço muito importante para traçar ações concretas a serem realizadas até o ano 2024, visando a melhoria da vida das crianças e adolescentes. A participação da comunidade foi muito boa e conseguimos discutir sobre os três eixos essenciais na metodologia do Selo Unicef: Resultados Sistêmicos, Impactos Sociais e Participação Cidadã/Gestão por Resultados.”

Ao final de todas a explanações, o público foi dividido em 09 grupos para debater e criar propostas de ações de acordo a cada resultado sistêmico: Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância; Educação de Qualidade para Todos;  Hábitos de Higiene e Acesso à Água e Saneamento Assegurados para Crianças e Adolescentes nas Escolas; Oportunidades de Educação, Trabalho e Formação Profissional para Adolescentes e Jovens; Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-Estar de Crianças e Adolescentes na Segunda Década da Vida;Prevenção e Resposta às Violências contra Crianças e Adolescentes; Proteção Social e Atenção Integral para Famílias Vulneráveis Via Serviços Intersetoriais;  EIXO de Participação Cidadã e Gestão por Resultados; Plano de Participação Cidadã dos adolescentes.

O Município de Ibiassucê já recebeu a certificação do Selo Unicef edição 2017-2020. O Selo é importante para Ibiassucê pela possibilidade do avanço da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes através da melhoria dos indicadores que estão relacionados aos impactos sociais previstos pela metodologia do selo e também para estimular a participação popular e social dos adolescentes na elaboração de políticas públicas.