I Fórum Comunitário do Selo Unicef debate propostas para melhoria das políticas públicas para crianças e adolescentes no município

Por Augusto Jackson

Buscando cada vez mais o crescimento do município e dos cidadãos, a prefeitura de Ibiassucê realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef, cujo aconteceu na última quinta-feira (23) no Clube Náutico. Já na abertura do evento, a voz e os ritmos musicas do Projeto Tocando e Transformando do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) encantou a todos e durante o evento. Aconteceu também apresentações de danças e coreografias com os alunos das escolas do município.

O objetivo do fórum foi debater e viabilizar ações para garantir os direitos das crianças e adolescentes no município. O Prefeito Adauto Rebouças Prates falou sobre a importância do Selo para a cidade de Ibiassucê “O selo Unicef significa uma valorização da nossa capacidade de gestão e do comprometimento da nossa população nos interesses educacionais do nosso município, da nossa juventude. É de suma importância a realização desde fórum para trazer bons resultados para o futuro de nossa juventude. ”

A articuladora do Selo no Município, Simone Silva Nogueira, disse que foi um momento muito proveitoso, esclarecedor e participativo. “É muito gratificante perceber a participação de adolescentes e jovens opinando e traçando metas para melhoria dos nossos indicadores sociais. Como articuladora do selo posso dizer que realizamos essa primeira etapa com sucesso, pois as parcerias com a sociedade civil, com as secretarias municipais, escolas e entidades aconteceu como planejado. Seguiremos agora com as próximas atividades. Elaboraremos o Plano de Ação e juntos conseguiremos, com certeza, a melhoria das políticas públicas para crianças e adolescentes no município de Ibiassucê. ”

As ações surgiram a partir de onze grupos que foram formados durante o evento para discutir os indicadores de impacto, como Direito ao registro civil, evasão escolar, programas e Serviços Sociais/ benefícios p/famílias, alimentação Infantil, gravidez na Adolescência, pré-Natal, óbito Materno, qualidade da Educação, direito à Vida, violência contra Criança e Adolescente, protagonismo Juvenil. No final do evento, cada grupo apresentou as sugestões de ações de acordo com o seu tema e com base no que foi discutido durante o fórum.

Jhow Abreu, que é mobilizador de adolescentes e jovens, afirma que o selo Unicef é importante para Ibiassucê pela possibilidade do avanço da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes através das melhorias dos indicadores, que estão relacionados aos impactos sociais previstos pela metodologia do selo e também para estimular a participação popular e social dos adolescentes na elaboração de políticas públicas.  “O fórum foi um momento importante porque pudemos apresentar a metodologia do selo para toda a comunidade, fazer um diagnóstico amplo sobre a situação das crianças e das adolescentes nas quatros dimensões dos impactos sociais que o selo propõe. ” Disse o mobilizador.