Dia 18 de maio foi dedicado à mobilização municipal em torno da Base Nacional Comum Curricular

Na última sexta-feira 18, marcou o início da mobilização em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Ibiassucê-BA. Este primeiro momento foi com as equipes gestoras das escolas da rede municipal (diretores, vices-diretores e secretários escolares) e equipes pedagógicas (coordenadores pedagógicos, supervisão escolar e articuladores de ensino), todos participaram com bastante entusiasmo e compromissados a seguir um e xtenso cronograma de estudos do documento para a implementação na rede municipal de ensino.

No início do encontro a Secretária Municipal de Educação, Isabela Andrade Rodrigues, destacou que esse momento seria de grande importância para a rede municipal e o sistema de ensino de Ibiassucê no que se refere à implementação da BNCC. A secretária enfatizou que esse trabalho tem que ser feito de forma coletiva, com muito debate e muita discussão entre todos os profissionais da educação.

Neste dia, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação juntamente com o Fórum Municipal de Educação promoveram discussões com as equipes gestoras e pedagógicas das escolas, apresentando a estrutura da BNCC e as competências do texto, ao mesmo tempo em que apresentou um cronograma de encontros para estudos e avaliação dos documentos das instituições de ensino como: os Projetos Políticos Pedagógicos, Regimentos Internos, matrizes curriculares etc. e do dia D da BNCC nas escolas da rede que será no dia 26 de maio do ano corrente.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017. Ela é um documento normativo que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais no processo de aprendizado dos estudantes ao longo da educação básica. Este documento é caracterizado como referência para a elaboração do currículo das escolas da rede.