A Prefeitura de Ibiassucê inicia vacinação e distribuição de kits de higiene contra a Covid-19 no Quilombo Santo Inácio

A Prefeitura de Ibiassucê, através da  Secretaria de Saúde, realizou durante o mês de março, ações no combate a pandemia da Covid-19, na comunidade Quilombola de Santo Inácio. O povoado recebeu uma atenção especial nesse período, por conta do elevado grau de contaminação da doença. Devido o avanço de infectados, foram destinados à localidade Kits de higienização (álcool em gel, sabonete líquido, máscaras de tecido e boletim informativo), desinfecção de locais públicos e circulação do carro de som com vinheta de informações sobre os cuidados com os contaminados.

Uma das etapas mais importantes foi o início da vacinação na comunidade contra a Covid-19, sendo que os quilombos estão entre os grupos prioritários pelo Plano Nacional de Imunização. O Sr. Luís Salvador Brito de Sousa, morador da comunidade, recebeu a primeira dose da vacina e disse: “É um passo muito importante para a nossa comunidade, por conta desse período que estamos passando com a pandemia, essa foi um das comunidades que mais se agravou diante da covid-19. Hoje estamos recebendo a primeira dose da vacina, muito valioso para nós, em saber que a Secretaria de Saúde do município não mediu esforços para nos proteger”.

“Estou muito feliz, por está sendo vacinado hoje, espero que ela avance mais rápido, para que todos da comunidade possam vacinar logo”. Disse outro residente, o Sr. José dos Santos Brito Pereira.

A Equipe de Saúde da Família está desenvolvendo um trabalho importantíssimo durante o período pandêmico, onde o Agente Comunitário de Saúde realiza visitas (peridomiciliar) diariamente. A secretaria de saúde disponibilizou oxímetro para os pacientes mais críticos, liberou medicação conforme prescrição médica, ofertou exames laboratoriais e de imagem (RX e TC – Tomografia Computadorizada) bem como, Teste Rápido de Antígeno para aqueles que tiveram contato com pessoas que testaram positivo. As medidas em questão são vitais para combater essa situação crítica e dolorosa que assola a humanidade.

Segundo a Secretária de Saúde, Rosania Almeida, foi uma felicidade imensa receber as doses da vacina para a Comunidade Quilombola, pois a imunização aconteceu em um momento que houve um grande número de casos. A mesma afirmou: “Sei do Trabalho que a Equipe de Saúde vem desenvolvendo durante a pandemia e em especial nesse período, mas quero aqui reforçar que continuamos a disposição da comunidade, ajudando-os no que for preciso”.