Prefeitura realiza caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

A Prefeitura Municipal de Ibiassucê, por meio das secretarias municipais realizou na uma caminhada em prol da campanha do setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Ao final da Caminhada, na praça do “Rebentão”, aconteceu uma palestra com as Psicólogas, Graziela Pinheiro e Mara Jane Viana, Apresentação teatral com o grupo de jovens da Assembleia de Deus e por fim Apresentação musical com o grupo dos Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e Rafael

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e o dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo” é uma campanha de maior estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A Vida é a melhor escolha”!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. A secretária de saúde, Rosania Almeida informa que o intuito do evento é o debate com a sociedade, esclarecimentos sobre a saúde mental, os cuidados, a prevenção. Os dados atuais mostram que a prática cresce entre jovens e o assunto que ainda conta com grande tabu precisa de atenção” Disse a secretária.

Segundo a Psicólogas Graziela Pinheiro, O suicídio pode ser prevenido, e podemos ajudar na prevenção, começando por não julgar ou banalizar a dor do outro, sofrimento não se compara, se acolhe. “Devemos também ser capazes de identificar os sinais se alerta. Esteja atento tanto a você, quanto as pessoas ao seu redor.” Enfatizou a psicóloga.

E a psicóloga Mara Jane abordou os principais fatores de risco ao suicídio e orientou sobre a importância da prevenção a partir dos cuidados primários, como cuidando da nossa saúde emocional e física e prática da empatia ” Tudo está interligado. Precisamos colocar na nossa rotina hábitos de auto cuidado e se perceber dificuldades em lidar com questões vivenciadas, deve-se buscar ajuda de profissionais capacitados. Além disso, precisamos nos colocar no lugar do outro. Acolhe-los, sem julgamentos e críticas” Disse Mara Jane

Além desse evento diversas ações estão sendo desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde e NASF.

Comments (0)