Prefeitura De Ibiassucê Realiza A 8ª Conferência Municipal De Saúde

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde com o Tema Central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. A Conferência de Saúde é um evento de grande importância para a promoção da saúde e do bem-estar de todos. Assim se tornando um espaço democrático onde a população pode participar ativamente das discussões e decisões sobre a saúde pública. É uma oportunidade para que a sociedade possa expor suas demandas e sugestões para melhorar o sistema de saúde.

O evento ocorreu Auditório Municipal de Ibiassucê, e contou com presença na mesa de abertura, do Prefeito Nando Cardoso, a Secretária de Saúde, Rosania Almeida, Sebastião Neto, Secretário de Administração, Elivânia Brito, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Diretor Clínico do Hospital Municipal São Sebastião, Ítalo Augusto Prates, o Vereador Arnaldo marques, representando a câmara de vereadores, Maria Placivania, secretária de assistência social, o secretário de educação Sandro Wagner, Erico Viana, Da secretaria de infraestrutura, Edno messias, secretário de Agricultura, e a palestrante Stela Boa Sorte.

A conferência foi dividida em três momentos. No primeiro momento a palestrante abordou o tema da conferência, logo após foram formado grupos de trabalhos, nos quais os participantes puderam discutir e elaborar propostas de acordo com cada eixo temático: O município que temos. O município que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Ao final da conferência as propostas discutidas e elaboradas em cada eixo, foram submetidas ao clive dos delegados em plenária, que aprovaram as propostas cabíveis ao nosso município, em seguida foram eleitos quatro delegados para representar o município na Conferência Estadual de Saúde. Gestor Rosania Almeida, Trabalhadora da saúde, Leidiane Costa, usuário Fabrício Teixeira, usuário Dasimar Rodrigues.

A Presidente Conselho Municipal de Saúde, explanou que na Conferência Municipal de saúde são convocadas Pelo Poder Executivo e Conselho de Saúde onde os representantes da Sociedade Civil, Governo Municipal e Controle Social têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde do município de Ibiassucê. “Foi um dia muito proveitoso, onde pudemos discutir os caminhos para a saúde do nosso município.” Disse ela.

Rosania Almeida, secretária de Saúde, explicou que esse evento é uma etapa da Conferência Nacional de Saúde. “É nesse espaço Democrático, que a população de Ibiassucê terá a oportunidade de discutir e propor ideias para a saúde seja melhorada nas três esferas de poder. A partir das reflexões realizadas na Conferência, é possível definir quais são as prioridades a serem abordadas no setor de saúde. Isso ajuda a direcionar os investimentos públicos para as áreas que mais merecem atenção.” Frisou a Secretária.

Comments (0)
Add Comment