Prefeitura de Ibiassucê realiza Semana Nacional do Bebê

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou a Semana nacional do bebê, nas unidades Básicas de Saúde e escolas do Município.  A Semana do Bebê tem como principal objetivo assegurar a atenção adequada as gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade no nosso município.

Durante a programação aconteceu na USF Pedrinhas, equipe Pedrinhas II, palestras com o tema “Amamentação: criando vínculo entre mamãe e bebê para a manutenção da saúde do binômio”, com as profissionais Médica, Enfermeira e Dentista da Unidade, Fonoaudióloga do município e a Psicóloga/Coordenadora do CREAS.

A USF Alto do Cruzeiro, abordou o tema “Educando para as emoções/ Importância do brincar e do cuidar”, contando com a participação da Psicóloga do NASF, Enfermeira, Dentista e Médica da Unidade, Técnicas de referência do CRAS, e com a coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS.

Para falar sobre “Introdução alimentar, alimentação saudável para gestantes e crianças e transtornos alimentares”, na USF SEDE contou com as profissionais Nutricionais do NASF, Psicóloga/Coordenadora do CREAS, além da Enfermeira e Dentista da Unidade e um Professor de dança trazendo um momento de recreação para as crianças.

A equipe de saúde da família da Unidade de Brasilândia utilizou o espaço da Escola Municipal de Brasilândia realizando várias palestras. A dentista da USF Brasilândia falou sobre “Os cuidados com a higiene bucal na primeira infância”; a Psicóloga e Técnica do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo (SCFV) da secretaria de Assistência Social, abordou sobre “O mau uso das redes sociais e suas consequências na saúde da criança e adolescente” para os pais e alunos. Contou também com a participação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) que abordou o tema “O uso abusivo do celular” para os pais e alunos que ali estavam presentes.

Finalizando, os profissionais da equipe Pedrinhas I realizou sua programação na Escola Municipal Mundo Encantado. O tema escolhido pela equipe foi “Educação infantil de qualidade” contando com peça teatral sobre “O uso abusivo de telas” realizada por profissionais do NASF e da Equipe Pedrinhas I voltada para os pais dos alunos, seguida de palestra com o mesmo tema com a Psicóloga do NASF. Realizou também palestra para os pais com a Psicóloga do CRAS com o tema “O fortalecimento de vínculos familiares” e momento lúdico relacionado com os temas para as crianças.

Estiveram presentes nos eventos também a Secretária de Saúde, a coordenadora da Atenção Básica, a coordenadora do NASF e a coordenadora do CRAS.