Prefeitura de Ibiassucê realiza ações de prevenção Câncer de mama e colo do útero

Outubro é um mês especial na conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Pensando nesse propósito, a Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde trabalhou na campanha todo o mês de outubro nas Unidades de Saúde da Família, tendo como abertura oficial um evento realizado na Unidade de Saúde da Família Pedrinhas para todas usuárias do município, com palestra sobre o tema ministrada pela Dra Glenda Malheiros (ginecologista e obstetra), aulão de dança com o professor Jhormes Jackson e sorteio de brindes.

Durante a programação do Outubro Rosa as Unidades Básicas de Saúde realizaram palestras sobre o câncer de mama e colo do útero, além de oferecer alguns serviços de saúde e lazer como aulão de dança, alongamentos, massagem, maquiagem, brindes e muito mais.  Nesses eventos também foi falado para a população sobre os serviços relacionados ao tema, que são oferecidos durante todo o ano pela Prefeitura municipal através da Secretaria de saúde.

“Nós programamos estas ações para chamar a atenção da população. Esses são serviços que realizamos durante todo o ano, mas que ganham destaque neste período. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de a paciente enfrentar e vencer a batalha contra estas doenças.” Disse a Secretária de Saúde, Rosania Almeida.

Segundo o Ministério da Saúde o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar.

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.