PLANO DECENAL MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO 2023/2032 É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na última sexta-feira (10), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Ibiassucê, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e a Secretaria de Saúde, realizaram a Audiência Pública para a apresentação do Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo 2023-2032 (PMASE). O evento aconteceu no Auditório Municipal Anísio Teixeira, com o objetivo de apresentar, implantar e sistematizar o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei que estejam cumprindo Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade no município, propiciando estratégias preventivas e protetivas, visando a qualidade em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8069/1990) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE (Lei 12594/2012).

A abertura do evento contou com os as/os adolescentes Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que encantaram a todos com uma linda apresentação de voz e violão. Estiveram presentes na sala receptiva da audiência pública, o Prefeito Nando Cardoso,  a presidente do CMDCA, a senhora Marinalva Oliveira Pessoa Freitas, representando a Câmara Municipal o vereador Júlio Farias, a secretária municipal de assistência social, Maria Placivana, o secretário municipal de educação, cultura, esportes e Lazer, Sandro Wagner, a secretária municipal de saúde, a senhora Rosania Almeida, o secretário municipal de administração, finanças e planejamento, Sebastião Neto Silva, a coordenadora do CREAS, Cristiane Nascimento, representando o Conselho Tutelar Cristiélia Amado e o adolescente representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Gleyson Douglas.

A cerimônia foi conduzida pelo secretário executivo do CMDCA e também coordenador de Gestão do SUAS, Vigilância Socioassistencial, Regulação do SUAS, Gestão do Trabalho e Educação Permanente (CGES), Jhonatan Abreu, que ressaltou: “O intuito de uma audiência pública é permitir que a população se envolva no processo de tomada de decisão do governo local, expressando suas opiniões e preocupações sobre questões importantes que afetam a comunidade.” 

A coordenadora do CREAS, Cristiane Nascimento destacou: “É necessário desmistificar a ideia de que crianças e adolescentes são um problema. A adolescência é a fase mais complexa na vida do ser humano porque muda-se tudo, o corpo, os hormônios sendo a fase que sente-se necessidade de se inserir, fazendo parte de grupos, ficando mais influenciáveis tanto de maneiras benéficas, como maléficas, por isso, é de grande relevância se compreender o contexto do que é ser adolescente. E tratando-se de adolescente infrator é papel fundamental dos órgãos e sociedade não excluí-lo, mas trabalhar em rede e com a família para a ressocialização e bem-estar deste, garantindo seus direitos e prevenindo uma reincidência infracional.”

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Placivana Rocha Bispo falou das responsabilidades advindas da elaboração do PMASE que foi feito em conjunto com a  Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, sendo o CREAS, responsável pelas medidas socioeducativas em meio aberto. Reforçou ainda a importância dos pais no acompanhamento dos filhos e da comunidade em zelar pelos direitos de crianças e adolescentes.

A apresentação da estrutura do Plano Decenal Municipal de Atendimento Socioeducativo 2023-2032 (PMASE), foi apresentada pelos profissionais que realizaram a elaboração: Fabrício Souza, Cristiane Nascimento, Jhonatan Abreu, Maria Placivana, e também os colaboradores Sandro Wagner e Rosania Almeida.

Foi iniciado com Cristiane apresentando o MARCO CONCEITUAL E LEGAL trazendo discussões sobre “Adolescências no contexto de violências”, “Direitos fundamentais da criança e do adolescente: desafios da teoria da proteção integral”, “Ato infracional, Medidas Socioeducativas e o Sistema de Atendimento”. Em seguida Jhonatan fez a leitura dos Princípios e Diretrizes.

O encarregado do Núcleo de Apoio à Gestão do SUAS, à Gestão Orçamentária e Financeira e aos Conselhos, e também mobilizador de adolescentes do NUCA/Selo UNICEF, Fabrício Souza, que organizou boa parte da estrutura do documento, apresentou o MARCO SITUACIONAL GERAL com a Contextualização do Município.

Por conseguinte os secretários Maria Placivana, Sandro Wagner e Rosania Almeida apresentaram as Políticas Públicas de Atendimento do Município: Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde.

Os Serviços de Atendimento Socioeducativo, e as Responsabilidades e Competências de Gestores, Operadores e Entidades de Atendimento, bem como o Fluxograma e o mapa da medida socioeducativa em meio aberto foram explanados por Jhonatan.

E por fim Fabrício explanou as metas constantes em prioridades e períodos de execução dos eixos:  Eixo 1 – Gestão das Ações de Atendimento no âmbito do SIMASE/SINASE, Eixo 2 – Qualificação do Atendimento Socioeducativo, Eixo 3 – Participação e autonomia dos(as) adolescentes, Eixo 4 – Programas e Serviços de Atendimento, Eixo 5 – Financiamento.

As metas destacadas foram discutidas no sentido haver alteração ou proposição.  Em seguida, as propostas foram votadas por maioria simples, as que não sofreram destaque foram consideradas automaticamente aprovadas.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.