Nota de Esclarecimento – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer

A Prefeitura Municipal de Ibiassucê, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer vem prestar os devidos esclarecimentos à população a respeito de um veículo terceirizado do Transporte Escolar do município que faz a linha da Comunidade Olho D’água de Hermano até Santo Antônio

O município de Ibiassucê assegura o direito de acesso à escola a todos os estudantes, através de matrículas para todas as crianças/jovens/adolescentes/adultos, mediante oferecimento de merenda gratuita, transporte escolar gratuito, profissionais da educação, livro didático gratuito em parceria com o governo federal, dentre outras ações.

O transporte escolar para os estudantes da rede pública municipal, residentes na zona rural, é realizado com alguns veículos próprios, que são do Programa do Governo Federal “Caminhos da Escola” e outros veículos são terceirizados. Esses veículos terceirizados foram licitados conforme Recomendação Nº 10/2018, emitida pelo Ministério Público Federal, através da regional de Guanambi-BA.

Esta última semana, dia 13 de novembro dia 2019, um ônibus que faz a linha da Comunidade Olho D’água de Hermano até Santo Antônio, transportando alunos nos turnos matutino e vespertino para a Escola Municipal de Santo Antônio, apresentou um problema mecânico de “entrada de ar”. Logo que o problema aconteceu, o motorista do veículo, Sr. Manoel Gabriel, parou o ônibus à beira da estrada e providenciou outro veículo para transportar os alunos em segurança para suas casas. Logo após o término do transporte, o motorista entrou em contato com um mecânico para consertar o problema do ônibus.

O mecânico precisou de alguns dias para detectar o porquê do problema de “entrada de ar”. Logo que foi detectado o problema, na quinta-feira dia 14 de novembro de 2019, o mecânico passou para o motorista que esse problema de “entrada de ar” aconteceu devido o veículo trafegar somente em estrada de chão, acumulando, assim, sujeira no tanque de combustível. Após fazer os reparos necessários, ele solicitou que fosse lavado também o tanque de combustível para solucionar o problema, e assim foi feito pelo motorista da respectiva linha para solucionar as falhas detectadas. O mecânico também solucionou um problema que havia na porta e conferiu todo o veículo, assegurando que não havia mais nenhum problema.

Comunicamos então à população que todas as providências foram tomadas para solucionar o ocorrido. Comunicamos também que todos os veículos do transporte escolar passam por vistorias municipais periódicas, estão com os documentos em dia, possuem os equipamentos de segurança e todos os condutores possuem habilitação compatível com o respectivo veículo que conduz.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, situada na Rua São Paulo, nº 341, Centro, está sempre à disposição da população para prestar esclarecimentos e trabalha junto à Prefeitura Municipal para atender a todos os cidadãos, buscando incessantemente oferecer uma educação pública de qualidade e para todos.