Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiassucê vem a público informar, com muito pesar, o primeiro óbito por COVID-19 do Município, ocorrido no Hospital Espanhol de Campanha na cidade de Salvador, no dia 01/02/2021.

O paciente, portador de algumas comorbidades, deu entrada no Hospital Municipal São Sebastião no dia 18/01/21, apresentando quadro clínico de dispneia moderada, calafrios e edema em membros inferiores de início há aproxidamente 2 (duas) semanas. O médico plantonista, suspeitando de COVID-19, solicitou a realização do teste rápido de anticorpos, cujo resultado foi positivo.

No mesmo dia (18/01/21) em que o paciente foi hospitalizado, solicitou-se transferência para unidade hospitalar especializada no tratamento de COVID-19, no entanto, sem êxito.

No dia 21/01/21, em função de uma Síndrome Respiratória Grave, o paciente foi submetido a uma coleta de amostra do RT PCR, a qual foi encaminhada ao Lacen de Salvador, sendo o resultado desta negativo.

O paciente, ainda internado em nossa unidade hospitalar e sem sucesso nas tentativas de regulação para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passou a apresentar melhoras em seu quadro clínico.

No entanto, no dia 22/01/21, o estado do paciente agravou, sendo necessário intubá-lo. No mesmo dia, saiu sua vaga no Hospital Espanhol em Salvador, para onde foi transferido em UTI aérea.

Conforme consta nos boletins médicos diários do Hospital Espanhol, nos primeiros dias, o paciente teve melhoras significativas, sendo possível inclusive removê-lo da ventilação artificial.

Todavia, em seguida, apresentou agravamento, foi intubado novamente e, infelizmente, não resistiu, vindo a óbito devido à insuficiência respiratória aguda decorrente de infecções associadas a COVID-19.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.