Ibiassucê conquista o Selo Unicef – Edição 2017-2020

Dentre os 1.924 municípios participantes, divididos em seus 18 estados brasileiros, Ibiassucê foi um dos 430 municípios que recebeu destaque no trabalho de proteção às crianças e adolescentes e está entre os 26 municípios da Bahia que foram contemplados com o Selo.

Na última terça-feira (08/12), foi anunciado pelo Selo Unicef a certificação   do Município de Ibiassucê com o Selo Unicef Edição 2017-2020. A certificação foi feita através de uma live no YouTube apresentada pela representante do Unicef Brasil, Florence Bauer, os embaixadores Thaynara OG, Bruno Gagliasso, Lázaro Ramos, Renato Aragão e a cantora Daniela Mercury.

Evento Movimento Luta em Foco ( Arena do Esporte Seguro e Inclusivo)

“Ficamos orgulhosos em receber essa notícia, pois realizamos um trabalho intersetorial intenso e o reconhecimento dessas ações culminou com a conquista do Selo Unicef.” Disse o Prefeito Adauto Prates. Para ele, as ações do Selo no nosso município impactaram positivamente a vida de muitas crianças e adolescentes, pois, muitas ações que eram realizadas timidamente, ganharam mais atenção através da Comissão do Selo Unicef. “Gostaria de agradecer imensamente todos(as), que trabalharam coletivamente para que Ibiassucê recebesse essa certificação, isso só mostra que estamos fazendo o nosso trabalho da melhor forma” . Finalizou o prefeito.

Reunião Intermediária de acompanhamento do Selo Unicef

O município teve avanços significativos nos indicadores de Saúde, Educação e Assistência social, comprovando melhorias significativas nas políticas públicas. Dentre as ações mais significativas realizadas entre os anos 2017 a 2020, pode-se citar: a) A Busca Ativa Escolar que foi implementada na área educacional através de visitas domiciliares, diálogo com as famílias, encaminhamentos para os serviços de saúde e assistência social, realização da rematrícula e acompanhamento sistemático dos alunos pela Coordenação do projeto “Busca Ativa Escolar”. Esse trabalho continuou sendo realizado mesmo durante a pandemia da COVID-19, evitando assim a evasão escolar. b) Na área da saúde, atenção especial foi dada às crianças desde os seus primeiros anos de vida, reforçando o atendimento do pré-natal, orientando as gestantes e suas famílias, realizando a vacinação adequada e informando sobre a prevenção de doenças. Na área da Assistência Social houve melhorias no atendimento às famílias e fortalecimento da rede de proteção, conscientizando as crianças, adolescentes e suas famílias sobre os seus direitos e deveres perante a sociedade.

Caminhada por uma infância sem racismo

A articuladora do Selo Unicef, Simone Nogueira, Parabenizou a todos os membros da Comissão Intersetorial, as Secretárias, Secretários e Técnicos, o Mobilizador de Adolescentes, Gestores e Coordenadores Escolares, aos adolescentes do NUCA e todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para esta conquista.

“O município conquistou o Selo Unicef, mas quem ganhou o presente foram as crianças e os adolescentes que tiveram seus direitos reconhecidos, tendo o direito de voz respeitado, adquirindo espaço para serem cada vez mais ativos na sociedade.” Disse a Articuladora do selo.