Estudante de Ibiassucê é Bronze e Prata e garante classificação na etapa final na Olimpíada de Língua Portuguesa

estudante Paulo Manoel, do Centro Educacional de Ibiassucê, do 8º ano do ensino fundamental, venceu a etapa municipal e estadual na Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria Crônica, intitulada “Cartão Postal”. O aluno esteve em São Paulo para participar da Oficina Regional onde estiveram reunidos 125 semifinalistas de todo o Brasil na categoria, no qual ganhou a medalha de bronze e prata, sendo classificado para a etapa Final da Olimpíada de Língua Portuguesa que acontecerá em São Paulo nos dias 08 e 09 de dezembro de 2019.

Segundo a professora de Português, Ana Maria, que acompanhou o aluno na semifinal, esse encontro teve por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Contou ainda com atividades de formação para os professores, destinados a contribuir para a melhoria do trabalho docente foram realizados no evento.

Durante as oficinas realizadas em São Paulo os alunos foram convidados a escrever outro texto na modalidade crônica, para ser comparado com o primeiro, avaliando o vocabulário, e se os mesmos apresentavam segurança das características do gênero em questão. “Para a produção os alunos realizaram um passeio pela Pinacoteca de São Paulo, na oportunidade fizeram cinco fotos, destas escolheram uma como suporte para o novo texto. Paulo Manoel escolheu a obra realista de Almeida Júnior “Caipira Picando Fumo” para escrever sua crônica depois do almoço. Esse texto serviu para avaliar o vocabulário do aluno e se o mesmo tinha conhecimento das características do gênero em estudo.” Explica Ana Maria.

Ao passo que a secretária municipal de educação Isabela Andrade Rodrigues se diz, feliz e orgulhosa tanto com a professora Ana Maria, quanto com o aluno Paulo Manoel pelo envolvimento com os trabalhos na OLP no Centro Educacional de Ibiassucê. “Ficamos muito felizes e orgulhosos enquanto secretaria, em ver um aluno sendo premiado lá fora e perceber o quanto nossos estudantes podem produzir textos de alta qualidade a exemplo do de Paulo Manoel. A gente entende que a Olimpíada da Língua Portuguesa é uma grande oportunidade de estimular a leitura, a escrita e a criatividade das crianças e adolescentes em expor seus sentimentos e conhecimentos. Mostrar um pouco da nossa cultura, do nosso município onde vivemos para o Brasil é muito emocionante, agora é só torcer para que nosso estudante tenha premiação com medalha de ouro” comenta a secretária.

Ao todo foram selecionados 38 estudantes de 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e seus professores, de todas as regiões do país, que concorreram com mais de 171 mil alunos inscritos de 42.086 escolas, em 4.876 municípios e com 85.908 professores participantes. Na Bahia foram selecionadas cinco crônicas. “Fico feliz com o resultado e, principalmente, por ter contribuído para que o aluno Paulo Manoel chegasse até a final. A concorrência é imensa, são muitos alunos de escola militar na competição.”

O aluno Paulo Manoel explica que foi a partir das oficinas realizadas pela sua professora em sala e de todo seu incentivo, começou a escrever “foram tantas versões, tantos temas em minha mente, até chegar ao meu ‘Cartão Postal’. Sinceramente não esperava ser selecionado na etapa escolar na rede municipal e regional. Ao receber a notícia que seria semifinalista a alegria transbordou. Saber que viajaria de avião, que conheceria outros lugares, novas pessoas.” Disse ele.

A professora Ana Marias, lembra emocionada de tudo o que aconteceu “È muito gratificante poder representar o nosso município, a nossa escola em uma final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ouvir anunciar a nossa classificação foi uma emoção indescritível que só foi superada quando, retornava de São Paulo passando pelo Clube Náutico vi o cenário da nossa crônica, o nosso “Cartão postal”, O Taque Grande, confesso que veio lágrimas em meus olhos.”.

“No último dia a partir da avaliação do último texto e de meu cartão postal, depois de muita ansiedade conseguimos a medalha de prata e agora estamos em busca do ouro. Uma experiência única onde adquiri muitos conhecimentos me diverti muito e consegui novos amigos que levarei para a vida toda. Um orgulho poder levar a minha capital da amizade à final, com meu cartão postal!” Finaliza Paulo Manoel.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.