Representantes do Selo Unicef em Ibiassucê participam do 2º ciclo de capacitações

O intuito foi capacitar os municípios nos seus indicadores de linha de base e a mobilização de adolescentes por meio de núcleos

A Prefeitura de Ibiassucê através de representantes da Secretaria de Educação e da Coordenação do Selo UNICEF no município, participou no último dia 23 de maio, de capacitação do selo Unicef no Centro Universitário Maurício de Nassau. O evento teve por finalidade apontar indicadores que visam promover e melhorar as políticas públicas em favor da criança e do adolescente.

O encontro fez parte do segundo ciclo de capacitações do Selo UNICEF – Edição 2017-2020, e incluiu orientações sobre como os municípios serão agrupados para avaliação pelo UNICEF, quais indicadores serão monitorados e como isso será feito, e como organizar o Primeiro Fórum Comunitário, garantindo que a população possa participar da elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de até 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também elaboram um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

O site da Prefeitura de Vitória da Conquista entrevistou a consultora e coordenadora do Unicef – Ana Carla Carlos, e ela afirma que o evento foi um sucesso e superou as expectativas. Para ela o principal objetivo do ciclo foi cumprido: capacitar os municípios nos seus indicadores de linha de base, além de capacitar a mobilização de adolescentes por meio de núcleos. “Os municípios que participaram do selo nas edições anteriores avançaram no âmbito da garantia dos direitos e isso é um bom sinal. Houve redução da mortalidade infantil, melhoria no acesso à educação e diminuição da evasão escolar, entre outros. Esse é um sinal de que a adesão ao selo Unicef por esses municípios deu bons resultados”.

Também houve uma sessão de orientação sobre os desafios a serem implementados pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), especialmente sobre a estratégia #PartiuMudar, para promover a conscientização sobre a importância do voto e a participação na vida política entre adolescentes. O Mobilizador de Adolescentes do município de Ibiassucê, não esteve presente em virtude de uma outra capacitação que acontecia no mesmo dia também em Vitória da Conquista.

Os municípios convocados para esta capacitação foram:

Abaíra, Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Caturama, Dom Basílio, Guanambi, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipitanga, Ibirapuã, Iramaia, Itamaraju, Itanhém, Itaquara, Itiruçu, Iuiú, Jitaúna, Jussiape, Licínio de Almeida, Macaúbas, Malhada, Malhada de Pedras, Maracás, Mucugê, Piatã, Pindaí, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi, Uruçuca.

CapacitaçãoSelo UnicefVitória da Conquista
Comments (0)