Primeira Reunião do Programa Criança Feliz ocorre no CRAS

Supervisor do Programa realizou primeira reunião de alinhamento com as técnicas da Proteção Social Básica

No dia 29 de agosto ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social do município, a primeira reunião para alinhamento do Programa Criança Feliz (Programa Primeira Infância no SUAS) com os serviços já desenvolvidos no órgão, como o PAIF. O encontro contou com participação da equipe técnica e coordenação do CRAS, supervisor do Programa e a Secretária Municipal de Assistência Social.

Na oportunidade, o supervisor do Programa no município e também assistente social, Ronaldo Lima, explanou as diretrizes e apontou como será composta a equipe, o papel de cada um, as metas a serem atingidas e a metodologia que será utilizada. Ronaldo pontuou ainda que as equipes do CRAS e do programa devem estar alinhadas para que seja alcançado o êxito esperado para o programa, e que este deverá também estar em consonância com os trabalhos desenvolvidos no Programa de Atenção Integral à Família – PAIF.

Serão acompanhadas cerca de 100 famílias no município, que serão selecionadas de acordo com a vulnerabilidade social indicada pelos bancos de dados do Governo Federal e pela observância das equipes do CRAS e do Programa. Segundo informações do mês de junho do MDS: “em todo o país, já são 2.547 municípios participantes do Criança Feliz”. O programa tem como ponto central a visitação domiciliar e priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

A iniciativa do governo brasileiro em criar o programa vem de inspiração em ações realizadas por outros países. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social: “Um dos principais países referência em cuidados na primeira infância é o Canadá, que é parceiro do Brasil na promoção do desenvolvimento infantil; o governo canadense colaborou com o governo federal doando um material pedagógico feito especialmente para o público brasileiro”. A adesão no município de Ibiassucê ocorreu em meados do primeiro semestre de 2017 e há pretensão de início da fase de visitação em breve.

Para mais informações sobre o Programa: http://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz

Assistência Social[CRASCriança FelizMDSPAIFPrimeira InfÂnciaProteção Social BásicaSCFV
Comments (0)
Add Comment