Prefeitura de Ibiassucê realiza a 7ª Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Ibiassucê, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “o SUS que queremos – desafios de hoje e perspectivas de amanhã. O evento ocorreu na Câmara de vereadores de Ibiassucê, e contou com presença na mesa de abertura, do Prefeito Adauto Prates, a Secretária de Saúde, Rosania Almeida, Sebastião Neto, Secretário de Administração, Elivânia Brito, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Indira Marques Coordenadora da Atenção Básica, do Diretor Clínico do Hospital Municipal São Sebastião, Ítalo Augusto Prates, o Vereador Júlio Antônio, representando a câmara de vereadores, Alzira Stela, representante da Base de Saúde de Guanambi e Lívia Castro, representante da Base de Saúde de Caetité.

As Conferências Municipais de saúde são convocadas Pelo Poder Executivo e Conselho de Saúde onde os representantes da Sociedade Civil, Governo Municipal e Controle Social têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde do município.

A Secretária Municipal de Saúde Rosania Almeida, relatou em sua fala os percalços enfrentados nos anos 2020 e 2021 com a pandemia da covid – 19 “para realizar essa Conferência foi feito um levantamento das metas alcançadas e não alcançadas do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2018-2021, com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação atual de saúde do município, levantar problemas e  elaborar propostas para construir o PMS 2022-2025” Disse a Secretária.

Em sua fala, o Prefeito Francisco Adauto Prates, falou da satisfação de receber todos, com a participação maciça da comunidade para elaborar propostas em prol da melhoria da saúde da população, e que tem como plano de governo oferecer cada vez mais melhorias na saúde do município. “Nosso objetivo é levar mais qualidade de vida para a nossa população, trazendo dignidade a todas as pessoas que precisarem de atendimento público. Vocês que estão aqui hoje, nos ajudará a melhorar cada dia mais, a saúde de nosso município”. Disse Adauto Prates.

O Diretor Clínico do Hospital Municipal São Sebastião, Ítalo Augusto Prates, que também esteve presente da mesa de abertura, relembrou sobre os projetos que já foram executados no hospital do Município, como melhorias na estrutura física e aquisição de novos equipamentos e dos projetos futuros, assim podendo oferecer uma saúde cada vez melhor e digna aos pacientes que necessitar dos serviços.

Elivânia Lima de Brito,  Presidente do Conselho Municipal de Saúde, falou da satisfação em ver a presença de grande parte da população civil e desejou bons trabalhos na elaboração das propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde 2022-2025.

No segundo momento, aconteceram os grupos de debates, para explanação, discussão e elaboração de propostas nos 06 eixos temáticos, a saber: Eixo I – Atenção Primária à Saúde; Eixo II – Atenção Especializada; Eixo III – Vigilância em Saúde; Eixo IV – Impacto da pandemia COVID-19 nas redes de atenção: atualidade e perspectivas; Eixo V – Controle Social e Participação Popular; Eixo VI – Gestão do trabalho e da educação na saúde. As propostas foram colocadas em plenária e votadas pelos Delegados presentes.

Comments (0)