Campanha Faça Bonito 2022

Em maio, o Brasil inteiro entra na campanha Faça Bonito, um mês focado em mobilizar, sensibilizar e informar a população na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Ibiassucê, Através da Secretaria de Assistência Social, Saúde e Educação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes – CMDCA, Conselho Tutelar, e por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizaram uma série de ações, como palestras, Stand e Caminhada a respeito da Campanha Maio Laranja – Faça Bonito,

Assim, uma das estratégias lançadas durante a campanha foi as palestras direcionadas aos pais, pela advogada da prefeitura e da equipe de Proteção Social Especial – PSE, Claudia Gonçalves, Cristiane Nascimento Psicóloga, Técnica de Referência e Orientadora Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV do CRAS. Mara Jane, psicóloga, técnica de referência do PAIF (CRAS), Ana Flávia Almeida, psicóloga da Saúde e Bruna Andrade psicóloga da Equipe da PSE e da saúde, juntamente com o Conselho Tutelar.
As psicólogas orientaram os pais a respeito da campanha faça bonito, enfatizando a importância de observar os sinais que são dados pelas crianças e adolescentes, os cuidados que devem ter e como orientar seus filhos, o papel do Conselho Tutelar dentro destas demandas e como e quais providências jurídicas são tomadas.
Na feira Agroecológica do Município, que acontece todas quintas-feiras. Durante a ação, as equipes distribuíram panfletos informativos e dialogaram com os que estavam na feira, sobre a importância da campanha, que visa à proteção social das crianças e adolescentes, e quebra do silêncio para a promoção da vida e bem-estar social da sociedade.

A caminhada do movimento, juntou as Escolas Municipal Anísio Teixeira e a Escola M. Professora Helena Santos em uma belíssima caminhada pelo centro da cidade, num determinado momento, as crianças que faziam parte da caminhada “plantaram” em um jardim flores que estavam carregando em suas mãos, flor símbolo da Campanha “Faça Bonito”.

A coordenadora do CRAS Graziela Pinheiro, ressalta o apoio dos diversos órgãos municipais, com o compromisso de destacar a data para sensibilizar, e informar a todos sobre a importância desta luta. Precisamos permanecer engajados também nessa luta. A proteção social das nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva e não podemos deixar em segundo Plano.
A Secretária de Assistência Social, Maria Placivana explica que todas as ações fazem referência ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, em que se recorda o assassinato de Aracely, uma criança de Vitória (Espírito Santo) que foi encontrada morta, em 18 de maio de 1973, após ter sofrido diversos tipos de violência, dentre elas, abuso sexual. Nos anos 2000, o Brasil passou a reconhecer oficialmente a data como dia de luta contra essas manifestações de violência, através da Lei nº 9970.
A Secretária ainda ressalta que o abuso deixa marcas na vida de quem o sofre para toda vida, por isso a importância de observar, ouvir e orientar as crianças e os adolescentes sem coagir. Enfatiza ainda que o abusador são pessoas íntimas das vítimas como pai, padrasto, padrinho, avô amigo próximo, e é necessário sempre se atentar aos sinais das crianças e adolescentes para não passar impune. A denúncia é extremamente importante para a proteção e garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes.

Comments (0)
Add Comment