2º Carnaval do Quilombo Santo Inácio é realizado em parceria com a Prefeitura de Ibiassucê

No último dia 17 de fevereiro, ocorreu o 2º Carnaval do Quilombo Santo Inácio, que se destacou por celebrar a cultura e a tradição afro-brasileira.  A organização foi da própria comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiassucê através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Coordenação de Cultura e Relações Étnico-Raciais, e também da Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A festa, que foi permeada pela música e dança, teve um caráter inclusivo e reuniu pessoas de todas as idades e gêneros em um ambiente de respeito e harmonia. Contou com atrações diversas e muita animação, além de ter um papel importante na valorização da cultura e tradições locais, e contribuir para os objetivos do SCFV do CRAS, que busca promover o convívio social e comunitário, a valorização das tradições locais e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

O evento iniciou com um cortejo e desfile do público pelas estradas da comunidade, ao som do paredão de som Mega Dance, que animou a todos com a sua seleção musical embaladas pelo Axé Music. Em seguida, o professor de zumba Zin Jhormes Jackson ministrou um aulão de dança que colocou todo mundo para mexer o esqueleto.  O grupo de dança da comunidade, que integra o SCFV do CRAS de Ibiassucê, também participou da festa, mostrando todo o seu talento e animação.

A música e a dança, que são importantes manifestações culturais afro-brasileiras, marcaram presença ao longo de todo o carnaval do quilombo. Um dos destaques do evento foi o Bloco Afro Omo Eleda da cidade de Caculé, que trouxe muita música e cores, celebração à cultura afro e do quilombo, além de uma oportunidade de fortalecimento da identidade cultural da comunidade.

E para fechar com chave de ouro, o som do paredão Mega Dance tomou conta do espaço, fazendo todo mundo dançar até o amanhecer. Foi um momento de muita descontração e alegria para toda a comunidade.

A parceria da comunidade com a Prefeitura Municipal de Ibiassucê na organização do evento é também um exemplo de como o poder público pode e deve apoiar as iniciativas que valorizam a cultura afro-brasileira e os quilombos, que são patrimônios culturais e históricos do país.

Comments (0)